André Luiz Pereira Nunes – Adílio: o clássico meia do time dos sonhos

Na coluna desta semana, André Luiz Pereira Nunes fala sobre craque Adílio, um dos maiores ídolos da história do Flamengo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
O jornalista André Luiz Pereira Nunes ao lado do craque Adílio (Foto: Reprodução)

Adílio de Oliveira Gonçalves nasceu no dia 15 de maio de 1956 no Rio de Janeiro. O ex-meia possui uma ligação profunda com o Flamengo desde a infância. Morador da Cruzada São Sebastião, uma comunidade de baixa renda, surgida a partir da desocupação de uma favela no Leblon, desde criança pulava os muros do clube da Gávea para acompanhar os treinos do time de futebol.

Revelado por Dominguinhos, ex-atacante do Flamengo, na Usina de Talentos, situada na comunidade da Cruzada de São Sebastião, foi contemporâneo de outros craques da localidade, como Rui Rei, Antunes, Ernâni, Júlio César Urigueller e Paulinho Pereira. Todos também jogavam bola na Praia do Pinto.

Extremamente habilidoso, elegante e talentoso, sucedeu na posição o falecido ídolo Geraldo e formou com Zico e Andrade o melhor meio de campo do Flamengo de todos os tempos. O trio faturou o Mundial Interclubes, a Libertadores de 81, os Brasileiros de 80, 82 e 83, as Taças Guanabara de 1978, 1979, 1979 (Especial), 1980, 1981, 1982 e 1984, as Taças Rio de 1983, 1985 e 1986 e o Campeonato Estadual de 1978, 1979, 1979 (Especial), 1981 e 1986.

No total participou de 611 jogos (471 vitórias, 147 empates e 93 derrotas), marcando 128 gols, sendo o terceiro jogador com maior número de jogos disputados pelo Rubro-Negro, de acordo com o “Almanaque do Flamengo”, de Clóvis Martins e Roberto Assaf. Ainda ganharia a Bola de Prata, da Revista Placar, em 1977 e 1978. Do super time da década de 80, do qual ainda fizeram parte Leandro, Andrade, Nunes e Tita, além da categoria, a união da equipe era uma marca registrada.

Advertisement
WhatsApp Image 2020 12 14 at 15.14.24 André Luiz Pereira Nunes - Adílio: o clássico meia do time dos sonhos
O jornalista André Luiz Pereira Nunes ao lado do craque Adílio (Foto: Reprodução)

Era um jogador de rara criatividade, além de detentor de um passe perfeito e adepto a um estilo de jogo clássico. Soube ainda ser decisivo quando marcou o segundo gol do Flamengo na vitória por 3 a 0 sobre o Liverpool, na final do Copa Intercontinental de 1981, e quando fez o terceiro gol na vitória por 3 a 0 sobre o Santos, na final do Campeonato Brasileiro de 1983.

Deixaria o Flamengo, em 1987, para dar lugar ao jovem Aílton. Naquele mesmo ano, teve presença discreta no Coritiba, atuando posteriormente no Barcelona de Guayaquil e Alianza de Lima. Ainda voltaria ao Flamengo, em 1990, e posteriormente rodaria por clubes pequenos como Barreira, Friburguense, América de Três Rios, Serrano-BA e Bacabal.

Talvez a grande injustiça de sua carreira tenha sido a não convocação para a Copa do Mundo de 1982, na Espanha. Em grande fase, havia tido ótima atuação pela Seleção Brasileira, no Maracanã, durante um amistoso contra a Alemanha Ocidental, quando deu passe para o gol de Júnior e ainda promoveu excelentes tabelinhas com Zico. Em compensação, foi campeão do mundo com a Seleção Brasileira, no Campeonato Mundial de Futsal de 1989, sendo o único jogador da história a ter atuado como profissional nas seleções brasileiras de futebol de campo e futebol de salão.

Foi o treinador do Flamengo que atuou mais tempo nas categorias de base, sendo campeão dos estaduais de 2005, 2006 e 2007, da Copa Cultura de 2005 e do Torneio Otávio Pinto Guimarães de 2006.

Após tentar sem sucesso carreira na política, Adílio promove e participa do Fla Master, um vitorioso projeto formado por ex-jogadores do Flamengo, surgido em 1991, o qual visa reviver momentos gloriosos de grandes craques do passado que desfilaram o seu talento com a camisa rubro-negra.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp André Luiz Pereira Nunes - Adílio: o clássico meia do time dos sonhos
André Luiz Pereira Nunes é professor e jornalista. Na década de 90 já escrevia no Jornal do Futebol e colaborava com Almir Leite no Jornal dos Sports. Atuou como colunista, repórter e fotógrafo nos portais Papo Esportivo e Supergol. Foi diretor de comunicação do America.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui