Andréa Nakane: A beleza de reforçar a autoestima

Colunista do DIÁRIO DO RIO fala sobre Inês de Jesus Cassoma Diogo, de 21 anos, moradora de comunidade em Nova Iguaçu

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: VTZ Studio

Inês de Jesus Cassoma Diogo, 21 anos, natural do Rio de Janeiro, moradora da comunidade Zumbi dos Palmares, em Nova Iguaçu, dedica-se ao universo da beleza, trabalhando para que a autoestima das pessoas possa ser evidenciada e assegure maior confiança e empoderamento.

Inês Cassoma é uma jovem empreendedora do ramo, atuando como maquiadora profissional, especializada em pele negra e galgou sua jornada até aqui de forma autodidata. E o seu começo no segmento, ocorreu, justamente, por não conseguir identificar no mercado pessoas que realmente tivessem como foco a oferta de serviços para a pele negra, respeitando seus traços, a própria tonalidade de pele e seus subtons.

Estimulada por uma professora de sociologia, Inês Cassoma decidiu desenvolver o trabalho final da disciplina, relacionado ao empreendedorismo, com base nessas carências percebidas, nascendo assim a Cassoma Beauty.

A frente do seu próprio negócio, Inês Cassoma tem uma rotina bem puxada, já que ela tem que ser muito polivalente e atuar em todas as frentes de seu trabalho, desde a parte financeira, do marketing, da captação de clientes e até mesmo de todo o zelo na higienização de seus materiais utilizados na prestação de serviços.

Advertisement

O Cassoma Beauty não tem um espaço físico de atendimento, já que Inês Cassoma vai ao encontro de seus clientes, que são bem heterogêneos em suas requisições, desde àqueles que demandam uma maquiagem especial para uma festa, até produções audiovisuais, que possuem diversos personagens para serem produzidos e incorporarem suas histórias.

“Utilizo a maquiagem como ferramenta pra elevar autoestima e mulheres e homens também. Maquiagem pode ser uma ferramenta de potência quando bem utilizada sabe!”, declara Inês Cassoma.

E nesse caso, ela relata que há muitos preconceitos a serem craquelados, como por exemplo a tônica que a maquilagem é algo único e exclusivo do ambiente feminino.
“A maquiagem deve ser focada nas pessoas. Se o homem se sentir confortável para usar, ele deve fazê-lo sem receios, já que todos são livres para tudo em suas vidas, inclusive decidir se quer ou não integrar esse benefício ao seu estilo. Os homens tem se descontraído muito em relação a isso. Me orgulho muito de atender eles e poder explicar um pouco de como funciona a make. Principalmente no meio artístico, publicitário entre outros. Hoje eles entendem que maquiagem masculina não é só um pozinho!” sentencia Inês Cassoma. O trabalho de Inês Cassoma pode ser acompanhado por sua rede social: @cassoma_beauty

Para seu futuro, a jovem profissional idealiza ainda poder ajudar muitas outras mulheres e homens negros, em uma rede de apoio, utilizando a maquiagem como ferramenta de potência e autenticidade, sempre respeitando a história de cada pessoa, já que seu talento desenvolvido via Cassoma Beauty, busca a conexão com a história de cada um, antes da própria execução de uma maquiagem.

A existência da beleza de todos é naturalmente exposta, porém a maquilagem tem o dom de realçar os traços e contornos, tornando, cada um de nós, ainda mais plenos e encantadores.

E por isso mesmo, seu uso deve ser livre sem gerar restrições ou criações em série, pois cada rosto traz consigo mais que elementos estéticos, traz em si suas histórias e representações de vidas. E não há nada mais formoso que a própria pluralidade! Deixemos, então, fluir a beleza de cada um, com a ajuda de boa maquilagem!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Andréa Nakane: A beleza de reforçar a autoestima
Andréa Nakane é carioca, apaixonada pela Cidade Maravilhosa, relações públicas, professora universitária, Doutora em Comunicação Social e Mestre em Hospitalidade.Embaixadora do RJ. Vive há 20 anos em Sampa e adora interagir com pessoas singulares que possam gerar memórias afetivas construtivas.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui