Andréa Nakane: A Eternização Visível de Memórias Afetivas

Colunista do DIÁRIO DO RIO fala sobre Clara Liz Remon Oliveira, que atua na arte de eternizar bouquets de flores

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Clara Liz Remon Oliveira, tem 25 anos, carioca, moradora de Del Castilho, formada em administração de empresas e pós graduada em gestão de liderança, viu sua vida profissional enveredar por outro rumo por meio de uma atividade que permite transformar um momento transitório, em uma memória visível, concreta, para todo sempre, por meio de sua empresa TileArte, que atua na arte de eternizar bouquets de flores.

O trabalho da TileArte surgiu a princípio como um hobby de sua mãe, Patrícia, que sempre gostou de mexer com artes, incluindo pintura e trabalhos manuais e por isso mesmo investia em pesquisas constantes, buscando novidades para aprimorar suas peças. Assim, ela chegou até a resina e começou a presentear amigos e vizinhas com suas produções.

Uma grande amiga que iria se casar, acabou sendo o impulso para que mãe & filha chegassem no trabalho oferecido ao mercado, já que elas queriam surpreendê-la com algo inédito e tocante. E foi dessa forma que elas se inspiraram na eternização de bouquets, algo que no país não era comum, mas que no exterior já existiam diversos artesões que trabalhavam com técnicas próprias.

Clara Liz, nesse momento já estava envolvida com sua mais nova paixão, a mesma de sua mãe, permitindo assim que o novo negócio fosse gerado.

Advertisement

“Eu sempre gostei muito de natureza e sempre tive muita curiosidade de aprender coisas novas e no intuito de ajudar minha mãe, corri atrás de todo e qualquer tipo de estudo que pudesse aprimorar essa ideia que se iniciava. As redes sociais foram fundamentais para que eu pudesse acumular conhecimentos, que nos balizaram criar um processo único e assim oferecer um produto de tanta qualidade e muito amor envolvido.” afirma Clara Liz

Cada peça é singular, mesmo que seja composta pela mesma variedade de flores e folhagens, não é um trabalho em série, demandando zelos e sensibilidades customizadas também. E não são só as noivas que pedem a eternização de bouquets, há também casais que celebram aniversário de bodas e até mesmo outros itens podem passar pela mesma transformação, como sementes, conchas, enfim o que toca a alma de uma pessoa conforme aquilo que ela viveu.

As flores precisam ser manuseadas com todo o cuidado, sendo determinante que as mesmas sejam entregues aos cuidados do TileArte o quanto antes, em no máximo 72 horas. A base do trabalho é a resina, com proteção UV, altamente resistente, sendo quase impossível seu quebramento. Os valores, diferem conforme o portfólio que a empresa dispõe (bandejas, porta copos, porta anel, quadros em diversos formatos, chaveiros, porta retrato, entre outros), sendo possível traçar preços de R$ 25,00 (vinte e cinco Reais)  à R$ 2.000,00 ( Dois mil Reais).

Segundo Clara Liz, as noivas – sem dúvida, seu maior mercado –  pedem não só a eternização do bouquet para si, mas também para fragmentá-lo em pequenos mimos, considerados verdadeiras jóias, e assim poder presentear pessoas especiais, como mães, sogras, madrinhas, amigas e cerimonialistas. Um presente inesquecível.

Toda a produção artesanal acaba por ficar limitada pela capacidade de trabalho de Clara Liz e sua mãe, sendo portanto vital reservar datas para que não se arrisquem a não ter a compatibilidade de agenda para a execução dessa conversão.

A TileArte hoje atende noivas de todo o estado do Rio de Janeiro e já está também atendendo outras praças nacionais. Inclusive o trabalho da dupla já foi parar em Londres, com uma noiva que concretizou suas bodas em Angra dos Reis e posteriormente foi para a cidade britânica.

Apesar de ter somente 3 meses de existência, o negócio conduzido por Clara Liz e sua mãe, já está recheado de histórias afetuosas, repletas de muitas emoções, ficando até difícil escolher uma só para relatar.

“Todas as histórias que cruzaram nossos caminhos são muito especiais, todas as entregas são muito gratificantes, buscamos agendar um café, um chá, junto com os clientes, para relembrarmos todas as etapas que nos levaram ao produto final e assim reforçamos toda a sequência de afetos, que tornam-se marcantes para seus proprietários e tem o mesmo efeito para nós, que produzimos isso.”, emociona-se Clara Liz.

A intenção da TileArte, agora, é investir em cursos para capacitar pessoas para realizar esse trabalho, e dessa forma até mesmo ampliar os atendimentos demandados. Diferentemente das dificuldades iniciais que passaram, a dupla, quer democratizar o acesso a técnica desenvolvida e assim ser responsável por profissionais qualificados para tal serviço.

Quem quiser se encantar com o trabalho da Clara Liz e sua mãe é só seguir o instagram da empresa @tilear_te ou se preferir ver ao vivo e à cores esse primoroso trabalho, pode aproveitar, o evento Expo Noivas e Festas 2022, no RioCentro, até o próximo domingo, dia primeiro de maio, das 13h às 21h, e procurar a TileArte, no estande D16.

Mais que nunca as noivas vão ter que investir na confecção de dois bouquets daqui em diante, já que um vai para o tradicional lançamento para as moças solteiras e o outro certamente irá cair nas mãos da Clara Liz, para que ela o devolva, renovado e eternizado.

Nossa, deu até vontade de casar…

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Andréa Nakane: A Eternização Visível de Memórias Afetivas
Andréa Nakane é carioca, apaixonada pela Cidade Maravilhosa, relações públicas, professora universitária, Doutora em Comunicação Social e Mestre em Hospitalidade.Embaixadora do RJ. Vive há 20 anos em Sampa e adora interagir com pessoas singulares que possam gerar memórias afetivas construtivas.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui