Andréa Nakane: Educação Financeira para Todos

Colunista do DIÁRIO DO RIO fala sobre Bia Santos, que está à frente da Barkus, uma startup que tem como propósito democratizar o acesso à educação financeira

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Maria Beatriz Santos Silveira, ou como é mais conhecida, Bia Santos, tem 26 anos, é carioca, moradora do bairro de Cachambi e como empreendedora está à frente da Barkus, uma startup que tem como seu maior propósito democratizar o acesso à educação financeira, principalmente para os grupos mais vulneráveis da nossa população.

O tema da educação financeira surgiu na vida dos três fundadores, que inclui Bia Santos, através de uma pesquisa que fizeram ainda no ensino médio, em 2012. Anos depois, perceberam o quanto ter acesso a esse conhecimento ainda jovens foi essencial para melhorarem suas vidas. Por isso, decidiram fundar a Barkus Educacional em 2016, com sede no Rio de Janeiro.

No escopo de sua atuação está a busca por soluções que abracem, de forma acessível, a realidade das pessoas que mais precisam. Tudo isso, envolto em uma atmosfera leve, prática e divertida. Como um exemplo bem sucedido dessa ação está a Iara, um chatbot humanizado que ensina educação financeira através do WhatsApp, e possibilita que os usuários recebam mensagens de texto, vídeos, tarefas e perguntas por meio de uma jornada individual e automatizada, garantindo personalização e escala no processo educacional. As empresas contratam a Iara para educar financeiramente seus funcionários e/ou clientes como um benefício, possibilitando que o usuário final não precise custear o processo.

Apesar do pouco tempo contabilizado, a Barkus já impactou mais de 45 mil pessoas, e pretende chegar a 210 mil pessoas até o final de 2022. Em 2021, a Barkus quase triplicou seu faturamento, superando a crescente que apresentava até o fechamento do ano anterior. Além disso, também foi ganhadora do programa Meu Bolso em Dia, desenvolvido pela FEBRABAN e o Banco Central; uma das empresas investidas pelo Google for Startups, através do Black Founders Fund; e recebeu o selo Impact, da Fundação Dom Cabral e Innovation Latam, pelo impacto social na América Latina, sendo destaque entre as top 3 startups na ODS 10, que objetiva a redução das desigualdades.

Advertisement

“Acreditamos que aprender a lidar com o dinheiro é fundamental para que nossa população tenha mais liberdade de escolha e segurança financeira. Conseguimos, através do nosso trabalho, apoiar a maior parcela da população em suas escolhas financeiras, a entender melhor sobre suas próprias finanças, se organizar e se planejar para objetivos de curto, médio e longo prazo e, o mais importante, adentrar o mundo dos investimentos e começar a fazer suas primeiras aplicações financeiras.”, declara Bia Santos.

Bia Santos, como CEO da Barkus, já foi indicada na lista Forbes Under 30 2020, que destaca jovens mais inovadores e que estão mudando o Brasil e ganhou o prêmio Mulheres que Transformam, da XP Inc, na categoria Inovação em Finanças.

Com Graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade do Porto e pós-graduação em História e Cultura Africana e Afro-brasileira pelo Instituto Pretos Novos, com pesquisas sobre diversidade organizacional e finanças, Bia Santos demonstra muita maturidade e habilidade na gestão da Barkus.

“É um misto de felicidade com responsabilidade. Não é fácil ser uma mulher negra à frente de uma empresa de tecnologia, mas, ao mesmo tempo, é muito gratificante ver o quanto o nosso trabalho tem impactado positivamente a vida de tantas pessoas. Foi exatamente por isso que eu decidi me dedicar 100% a esse propósito: mostrar que tecnologia, diversidade e impacto social são a chave para uma empresa sustentável e de sucesso.” afirma Bia Santos.

Para o futuro, Bia Santos pontua que a meta é aumentar ainda mais o impacto social alcançado pela edtech, alcançando meio milhão de pessoas e nos planos, há também a expansão para outros países, principalmente latinos por meios de parcerias com organizações para tais iniciativas.

Não há receita para o sucesso de nada na vida, que não esteja atrelada a educação, em suas formas diversas, proporcionando um maior ensejo de qualidade de vida e até mesmo de dignidade.

Acompanhar o comprometimento da Bia Santos e sua jovem equipe com seus propósitos demonstra que um futuro mais justo, igualitário e humanizado não é algo utópico, mas muito real.

Quem quiser conhecer mais esse trabalho desenvolvido pela Barkus, pode acessar a homepage da organização: https://www.barkus.com.br/ ou ainda pelas redes sociais @barkuseduc

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Andréa Nakane: Educação Financeira para Todos
Andréa Nakane é carioca, apaixonada pela Cidade Maravilhosa, relações públicas, professora universitária, Doutora em Comunicação Social e Mestre em Hospitalidade.Embaixadora do RJ. Vive há 20 anos em Sampa e adora interagir com pessoas singulares que possam gerar memórias afetivas construtivas.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui