Andréa Nakane: Ele não desiste do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Fernando Souza/picture alliance via Getty Images

89 anos… um dos mais ilustres cariocas de todos os tempos acaba de comemorar mais uma primavera, já mirando para os seus 90 anos em 2021.

E por isso mesmo não poderia deixar de torná-lo o personagem da coluna dessa semana, afinal é um carioca que fez e faz histórias na cidade, emprestando sua própria imagem para propagar as belezas do RIO em todo o mundo.

Ele é muito imponente e do alto de seus trinta metros de altura, sem contar os oito metros de pedestal, e diretamente de sua base, no topo do morro do Corcovado, no Parque Nacional da Tijuca, tem visão privilegiada da “nossa casa”.

Sempre de braços abertos –  e seus braços se esticam por 28 metros de largura – é receptivo a todos, abençoando com sua luz quem por aqui passa!

Advertisement

É pesado, tem cerca de  1145 toneladas, mas parece flutuar e é considerada a terceira maior escultura de Jesus Cristo no mundo, menor apenas que a Estátua de Cristo Rei de ?wiebodzi na Polônia e a de Cristo de la Concordia na Bolívia . 

Sua representação maior é de ser um símbolo de paz e é assinada pelo engenheiro local Heitor da Silva Costa  que a projetou e foi esculpida em concreto e pedra-sabão com a orientação de Paul Landowski, um escultor franco-polonês.

Seu projeto de vida começou de forma abstrata em 1850, porém somente em 1931, foi inaugurado com toda a pompa e circunstância, no dia 12 de outubro, com a presença do então  presidente Getúlio Vargas (1882-1954) e por Pedro Ernesto, interventor do então Distrito Federal.

Cristo foto 02 ACERVO Biblioteca Nacional Andréa Nakane: Ele não desiste do Rio

No dia 7 de julho de 2007, em uma festa realizada em Portugal, foi incluído entre as novas sete maravilhas do mundo. A outorga ocorreu, após um concurso informal, organizado pela New Seven Wonders Foundation, da Suíça, oriunda de votos populares (internet e telefone), votação que ultrapassou a casa dos cem milhões de votos, trazendo ainda mais projeção para sua importância não só no Brasil, mas no mundo todo. 

Já em 2012, ele foi incluído na lista de Patrimônio da Humanidade pela Unesco, ampliando seus títulos de reconhecimento internacional.

Nos últimos tempos anda tão envergonhado que até comentaram que estaria arrumando as malas para ir embora…

Mas, como todo carioca, nascido ou incorporado a cidade, sabe que isso é impossível… seu amor pela cidade já está sacramentado e literalmente é sagrado.

Sim… estamos falando dele… O Cristo Redentor, uma estátua art déco que tornou-se referência icônica da cidade e um dos mais visitados atrativos turísticos do mundo.

Cristo foto 04 ACERVO TREM CORCOVADO Andréa Nakane: Ele não desiste do Rio

Em pesquisa realizada, descobriu-se que muitos cariocas apesar de toda a proximidade nunca estiveram aos seus pés, cerca de 50% da população, em pesquisa idealizada na época por Bayard Boiteux e Mauricio Werner.

Quem sabe agora neste momento não seja o tempo certo de fazer essa visita ao nosso ilustre vizinho?

O Trem do Corcovado está com uma promoção especial até o dia 31 de outubro, com o ingresso ao valor de R$ 55,00 ( cinquenta e cinco reais) para pessoas naturais e moradores do estado do Rio de Janeiro. Para ter acesso ao intitulado Ingresso Presente RJ é obrigatório apresentação de carteira de identidade com foto ou conta de consumo para comprovar a legitimidade para usufruir desse benefício.

O passeio pelo carinhosamente batizado de “trenzinho do Corcovado”, além de proporcionar  deslumbrantes paisagens, atravessando a maior floresta urbana do mundo, reduto da Mata Atlântica, possibilita também  ao passageiro, um encontro com a história da cidade. Inaugurado em 1884 pelo Imperador D. Pedro II, o Trem do Corcovado já levou papas, reis, príncipes, presidentes da república, artistas e cientistas em seus vagões.

E quem viaja pela Estrada de Ferro do Corcovado ajuda a manter a floresta: o trem é elétrico e, por isso, não polui; além disso, parte da arrecadação da bilheteria é destinada ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIo) para a conservação da mata.

Todos os protocolos de segurança estão sendo aplicados nesse momento da pandemia do COVID-19, sendo o controle de visitantes meticulosamente controlado.

Que Cristo, continue protegendo a cidade, abençoada por seu pai e que fortaleça nossa fé para combater todos os infortúnios que recaem sobre o Rio.

Que como ele sejamos bondosos e tenhamos compaixão de todos, afinal ninguém pode ser feliz ao ver a tristeza de seu próximo!

E estejamos preparados que em 2021 teremos uma festa de arromba, afinal 90 anos tem que ser muito comemorado!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Andréa Nakane: Ele não desiste do Rio
Andréa Nakane é carioca, apaixonada pela Cidade Maravilhosa, relações públicas, professora universitária, Doutora em Comunicação Social e Mestre em Hospitalidade.Embaixadora do RJ. Vive há 20 anos em Sampa e adora interagir com pessoas singulares que possam gerar memórias afetivas construtivas.
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui