Andréa Nakane: Fada Madrinha das Celebrações

O conhecimento de narrativas e o interesse de contar histórias, ajudaram Cristiane Costa na elaboração dos roteiros dos cerimoniais dos eventos sociais, acrescido com uma dosagem equilibrada de emoção e afeto

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Cristiane de Souza Costa Esteves, carioca da gema, moradora do bairro de Higienópolis, é considerada a fada madrinha das celebrações. Isso porque há exatos 36 anos, ela se dedica a arte de transformar sonhos em realidade, por meio de seu trabalho de organizar o cerimonial de festas de debutantes, casamentos e bodas, em toda a cidade do Rio de Janeiro, da zonal sul ao subúrbio, com muito comprometimento e dedicação.

Com mais de 1000 eventos no seu portfólio, Cristiane Costa relembra que seu início nessa área foi espontâneo e o seu foco era colaborar com uma amiga, que com condições financeiras enxutas, não teria condição de realizar sua sonhada festa de 15 anos. Foi então, que ela se prontificou a ajudar não só na roteirização do evento, mas também, na seleção dos prestadores de serviço, por meio de uma objetiva negociação com eles , buscando valores mais acessíveis, sinalizando, inclusive, a possibilidade de também estarem juntos em outra festa, a dela própria, que aconteceria depois.

No próprio aniversário da amiga, Cristiane Costa, recebeu elogios pelo primoroso trabalho e já recebeu contatos para outros eventos, dessa vez contratada. Desde esse momento, a cena vem se repetindo com muito frequência e sucesso.

WhatsApp Image 2020 09 03 at 23.06.03 2 Andréa Nakane: Fada Madrinha das Celebrações

A experiência na área de Cerimonial Social, a conduziu a faculdade de Comunicação Social, e ela acabou graduando-se tanto em Jornalismo quanto em Relações Públicas.

Advertisement

“O conhecimento de narrativas e o interesse de contar histórias, extraídos dos contextos teóricos do jornalismo, sempre me ajudaram na elaboração dos roteiros dos cerimoniais dos eventos sociais, acrescido com uma dosagem equilibrada de emoção e afeto.”

Em 2017, Cristiane Costa lançou o livro Manual do Cerimonial Social, pela editora Senac Rio, que tem como objetivo propiciar uma leitura completa para não só quem quer empreender na área, quanto para quem quer estar a frente de sua própria festa, com mais assertividade e segurança na tratativa com os fornecedores.

Ela se diz muito realizada, com a trajetória desse livro, pois já por diversas vezes, foi abordada por inúmeras pessoas, em eventos da área, relatando o quanto sua obra foi importante e até mesmo um verdadeiro divisor de águas, na inserção de um olhar mais profissional e de maior responsabilidade.

WhatsApp Image 2020 09 03 at 23.06.03 1 Andréa Nakane: Fada Madrinha das Celebrações

Cristiane Costa, ainda, migrou há 20 anos para as salas de aulas de cursos técnicos, superiores, tanto em bacharelado quanto em pós graduações, onde tem colaborado com a formação de profissionais nas áreas de Eventos, Turismo, Hospitalidade, Cerimonial e Protocolo.

Com a pandemia do COVID-19, Cristiane Costa, como todo o segmento de eventos, viu seu trabalho comprometido. Um fato que a deixa bastante esperançosa na retomada com força do setor social é que a maioria absoluta dos seus clientes, não cancelaram os eventos, mas sim adiaram, independente da celebração do calendário já ter ocorrido.

No caso dos casamentos, alguns optaram por oficializar a união no civil e aguardar o momento mais oportuno e liberado para as festividades. Já nas festas de debutantes, o que ocorreu foi o adiamento da celebração para 2021 e Cristiane Costa explica:

“Mesmo tendo passado a data cronológica, o que importa é o rito, a simbologia desse momento, repleto de encantamento, com os familiares e amigos. Nunca será tarde para que a emoção seja compartilhada, isso faz parte da nossa essência humana, dividir nossos momentos com aqueles que nos querem bem.”

Além disso, Cristiane Costa já sinaliza um efeito que deverá tornar-se uma tendência muito forte: a cidade do Rio de Janeiro como um exponencial local para sediar ao ar livre cerimônias sociais. O Rio de Janeiro já era considerado como uma das referências no chamado Wedding Destiny, já tendo sido palco para casamentos de muitos famosos, até de esfera internacional. Quem não se lembra da impactante celebração da união do DJ Alok e Romana aos pés do Cristo Redentor?

E nesse caso, o Rio de Janeiro, será alvo de maiores interesses, sobretudo no ambiente nacional, com os impedimentos maiores de buscar cenários internacionais, a cidade torna-se a opção número 1 por tudo que proporciona.

WhatsApp Image 2020 09 03 at 23.06.04 1 Andréa Nakane: Fada Madrinha das Celebrações

Cristiane Costa reforça que o RIO é recheado de belas paisagens e inúmeros espaços construídos em harmonia com a natureza, o que por si só, vai de encontro com a realização de eventos em espaços ao ar livre, que serão muito requisitados nesses novos tempos que estão se projetando no agora e futuro.

E com muita expectativa, Cristiane Costa, vislumbra dar continuidade ao seu propósito de realizar sonhos de jovens meninas e casais enamorados, tendo como cenário a diversidade carioca e suas inúmeras possibilidades.

Ela acredita muito na retomada do RIO, como a cidade maravilhosa, já que tem um povo trabalhador e muito determinado, e salienta que é preciso, que esse povo tenha um pouco mais de zelo em escolher os gestores públicos, pois ultimamente os mesmos tem apresentado comportamentos de muita incompetência, nada éticos, não correspondendo ao perfil da maioria.

Cristiane Costa, sabe da importância do trabalho em equipe, pois nenhuma festa se dá única e exclusivamente por meio dos esforços de um único profissional, e é preciso estar juntos, cada um com seu expertise, gerando um resultado final primoroso. E espera, que em breve, sua varinha de condão, possa voltar a ser utilizada, transformando sonhos lindos em uma realidade colossal e magnificente, assim como é a cidade do Rio de Janeiro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Andréa Nakane: Fada Madrinha das Celebrações
FONTEAndrea Nakane
Andréa Nakane é carioca, apaixonada pela Cidade Maravilhosa, relações públicas, professora universitária, Doutora em Comunicação Social e Mestre em Hospitalidade.Embaixadora do RJ. Vive há 20 anos em Sampa e adora interagir com pessoas singulares que possam gerar memórias afetivas construtivas.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui