Milena Silva, uma mulher trans, de 35 anos, natural de Nova Iguaçu e atualmente moradora do bairro da Glória, deu uma verdadeira virada em sua vida, criando um brechó colaborativo, que lhe possibilitou um ganho de renda para um verdadeiro recomeço.

Durante muitos anos, Milena Silva, sem conseguir uma inserção no mercado de trabalho, acabou tendo as ruas como o local de sua sobrevivência, comercializando seu corpo e vivenciando as mazelas da solidão e da invisibilidade social.

Milena Silva, nesse período, acabou conhecendo seu companheiro de vida, o Douglas, que já a acompanha há 08 anos, e que acabou lhe incentivando a não mais ser uma profissional do sexo e juntos buscaram novos meios para manter-se.

O brechó foi uma ideia que ambos abraçaram e começaram a pensar em formas de viabilizá-lo, o que de imediato já lhes proporcionou a possibilidade de sair das ruas e arcar com um aluguel para ter um teto acolhedor, e sobretudo, digno.

O sistema do brechó colaborativo, conta com a doação de roupas, sapatos e acessórios para que sejam vendidos, sem o vínculo de ter que gerar um percentual de repasse, o que lhes garante maior rendimento.

Milena Silva, que batizou seu negócio de Brechó da Milena, conta que por meio da sua rede social, no facebook, solicita as doações e divulga seu trabalho, que tem um ponto fixo, localizado na rua da Glória, esquina com a Cândido Mendes, em frente ao banco Itaú, de segunda a sexta-feira, das 06h às 15h.

Ela diz que a maior procura são por roupas e acessórios e seu acervo possui peças para todos os gêneros e, também, inclui vestimentas para o público infantil.

Milena Silva tem um zelo todo especial com seus produtos, mantendo todos com muito capricho, o que já lhe propiciou conquistar uma clientela fiel, inclusive muitos dos doadores, acabam também comprando itens no brechó.

“O meu sonho para o futuro é juntar um dinheiro pra comprar uma Kombi e fazer um brechó sob rodas, divulgando meu trabalho em toda a cidade.” relata Milena Silva, que também divide esse projeto com seu companheiro, que é responsável por coletar todas as doações, assim como realizar algumas entregas.

Milena Silva sabe que há ainda um caminho extenso para consolidar seu negócio, mas com entusiasmo e com um sorriso no rosto, sem medir esforços, acredita que irá conquistar muito mais, profissionalizando sua dinâmica de vendas, sobretudo pelo meio digital e aumentando seus clientes, já que acredita que a moda é algo que chama a atenção de todos, e em um momento de maior foco no consumo consciente, seu brechó tem total aderência com esse novo estilo de vida que muitas pessoas estão assumindo.

Milena Silva é prova viva que cada um de nós, pode ser uma verdadeira fênix, que ressurge em nova configuração, após passar por sofrimentos e tristezas. E contar com o apoio, que pode, até em um momento ser simples, como a doação de uma peça de roupa, mas tem uma carga de positividade tão visceral, podendo ser a base para a transformação de uma vida.

Olhar ao lado e perceber o outro é um dos maiores gestos de nobreza que um ser humano pode ter…

Você já olhou ao seu redor hoje? Com certeza, uma palavra, um gesto de solidariedade, um sorriso, um algo a mais está ao seu alcance e tem muitos destinatários que precisam disso para iniciar a retomada de sua dignidade.

Andréa Nakane é carioca, apaixonada pela Cidade Maravilhosa, relações públicas, professora universitária, Doutora em Comunicação Social e Mestre em Hospitalidade.Embaixadora do RJ. Vive há 20 anos em Sampa e adora interagir com pessoas singulares que possam gerar memórias afetivas construtivas.

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui