Andréa Nakane: O Turismo de Negócios do Rio em Boas Mãos

Colunista do DIÁRIO DO RIO fala sobre a Diretora Executiva do Rio Convention & Visitors Bureau, Roberta Werner

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Roberta Guimaraes Werner, 44 anos, nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, mas logo cedo foi seduzida pelo Rio de Janeiro, onde mora, constituiu família e atua como profissional que dedica sua carreira ao turismo, uma das mais genuínas e lucrativas vocações da cidade.

Roberta Werner é atualmente Diretora Executiva do Rio Convention & Visitors Bureau e tem como premissa trabalhar para atrair cada vez eventos para o município, intensificando o fluxo de turistas, em um primeiro momento, com perfil de negócios e posteriormente como visitantes de lazer.

É notório que o Turismo é uma das principais áreas que mais foram atingidas pelas consequências da pandemia da Sars-CoV2 (Covid-19) e os esforços para realinhar-se as novas demandas são desafiadoras, o que Roberta Werner vem abraçando com muita determinação e devoção.

“O setor do Turismo foi um dos mais afetados e o que levará mais tempo para se recuperar. No entanto, quando falamos do Rio, é importante dizer que toda a cadeia produtiva investiu muito nos protocolos de segurança e isso fez com que o destino continuasse a ser o principal de busca para o viajante. A cidade com características incomparáveis e com diversas opções de lazer ao ar livre foi decisiva para atração de turistas ainda em tempo de pandemia.”, afirma Roberta Werner.

Advertisement

O Rio de Janeiro ocupa um lugar de muito destaque no cenário nacional e internacional quando a abordagem está relacionada ao turismo.  Os números confirmam tal narrativa:  O Estado ocupa a 2ª maior economia do Brasil e o turismo no RJ é responsável por 10% do PIB nacional.

São muitas vidas atreladas a essa extensa cadeia produtiva, que busca na atualidade se organizar e com o Rio Convention Visitors & Bureau não foi diferente.

Roberta Werner salienta que otimizou o tempo de maior isolamento imposto pela pandemia para fazer uma grande arrumação da casa, no Convention, e assim, ter melhores condições de desenvolver novos projetos para fomentar o Turismo na cidade maravilhosa.

E os resultados desse movimento já estão surgindo. Além de lançar um novo material promocional do Rio, como mapa, fotos, vídeos e showcase, Roberta Werner, salienta que está empenhada em fazer parcerias entidades para captar os eventos esportivos para a cidade,  além de trabalhar fortemente os segmentos do Turismo Religioso, Destination Wedding, LGBTQI+ e o de luxo.

Roberta Werner afirma que é uma apaixonada e eterna otimista com relação a cidade, apesar de suas inúmeras problemáticas que muitas vezes ganham proporções midiáticas de grande impacto global.

“O Rio é uma cidade que tem um estilo próprio, um lugar onde a gente encontra tudo. O mar encontra as montanhas, a qualidade de vida encontra os parques, a arquitetura que encontra a história. Temos um povo alegre e hospitaleiro, de braços abertos para o Brasil e para o mundo.”, sinaliza Roberta Werner.

E como profissional da área, Roberta Werner, dá uma recomendação bem bacana para estimular o próprio morador a conhecer a sua própria cidade, o que é chamado de incursionista.

“Você que mora na cidade mais maravilhosa do mundo e é sonho de consumo de férias para muitos turistas nacionais e internacionais, VISITE O RIO. A cidade tem opções para todos os bolsos e gostos. Muitos cariocas não conhecem, ou não vão há muitos anos, em dois ícones do Rio: Bondinho do Pão de Açúcar e Cristo Redentor. Esses lugares tem o poder de conectar as pessoas com a cidade.” afirma Roberta Werner.

E para já nos prepararmos, quando o cenário estiver mais favorável, seguindo todos os protocolos sanitários, Roberta Werner chama a atenção em especial para um local no Rio, ainda pouco explorado como produto turístico, mas que tem grande potencial, inclusive é o bairro da zona oeste onde atualmente ela mora: a Barra da Tijuca e seus arredores, local que ela declara ser de uma riqueza e representar um bioma extraordinário, que poderia ser batizado como o Pantanal Carioca!

Antes de conhecer o mundo, vale, e muito, conhecer a nossa própria cidade. Ela é incomparável, de uma beleza que nos deixa sem palavras para descrevê-la. Por isso o ideal é conhecê-la e deixar que a emoção a traduza. Visite o Rio… Visite sua própria cidade!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Andréa Nakane: O Turismo de Negócios do Rio em Boas Mãos
Andréa Nakane é carioca, apaixonada pela Cidade Maravilhosa, relações públicas, professora universitária, Doutora em Comunicação Social e Mestre em Hospitalidade.Embaixadora do RJ. Vive há 20 anos em Sampa e adora interagir com pessoas singulares que possam gerar memórias afetivas construtivas.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui