Roberta Guimaraes Werner, 44 anos, nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, mas logo cedo foi seduzida pelo Rio de Janeiro, onde mora, constituiu família e atua como profissional que dedica sua carreira ao turismo, uma das mais genuínas e lucrativas vocações da cidade.

Roberta Werner é atualmente Diretora Executiva do Rio Convention & Visitors Bureau e tem como premissa trabalhar para atrair cada vez eventos para o município, intensificando o fluxo de turistas, em um primeiro momento, com perfil de negócios e posteriormente como visitantes de lazer.

É notório que o Turismo é uma das principais áreas que mais foram atingidas pelas consequências da pandemia da Sars-CoV2 (Covid-19) e os esforços para realinhar-se as novas demandas são desafiadoras, o que Roberta Werner vem abraçando com muita determinação e devoção.

“O setor do Turismo foi um dos mais afetados e o que levará mais tempo para se recuperar. No entanto, quando falamos do Rio, é importante dizer que toda a cadeia produtiva investiu muito nos protocolos de segurança e isso fez com que o destino continuasse a ser o principal de busca para o viajante. A cidade com características incomparáveis e com diversas opções de lazer ao ar livre foi decisiva para atração de turistas ainda em tempo de pandemia.”, afirma Roberta Werner.

O Rio de Janeiro ocupa um lugar de muito destaque no cenário nacional e internacional quando a abordagem está relacionada ao turismo.  Os números confirmam tal narrativa:  O Estado ocupa a 2ª maior economia do Brasil e o turismo no RJ é responsável por 10% do PIB nacional.

São muitas vidas atreladas a essa extensa cadeia produtiva, que busca na atualidade se organizar e com o Rio Convention Visitors & Bureau não foi diferente.

Roberta Werner salienta que otimizou o tempo de maior isolamento imposto pela pandemia para fazer uma grande arrumação da casa, no Convention, e assim, ter melhores condições de desenvolver novos projetos para fomentar o Turismo na cidade maravilhosa.

E os resultados desse movimento já estão surgindo. Além de lançar um novo material promocional do Rio, como mapa, fotos, vídeos e showcase, Roberta Werner, salienta que está empenhada em fazer parcerias entidades para captar os eventos esportivos para a cidade,  além de trabalhar fortemente os segmentos do Turismo Religioso, Destination Wedding, LGBTQI+ e o de luxo.

Roberta Werner afirma que é uma apaixonada e eterna otimista com relação a cidade, apesar de suas inúmeras problemáticas que muitas vezes ganham proporções midiáticas de grande impacto global.

“O Rio é uma cidade que tem um estilo próprio, um lugar onde a gente encontra tudo. O mar encontra as montanhas, a qualidade de vida encontra os parques, a arquitetura que encontra a história. Temos um povo alegre e hospitaleiro, de braços abertos para o Brasil e para o mundo.”, sinaliza Roberta Werner.

E como profissional da área, Roberta Werner, dá uma recomendação bem bacana para estimular o próprio morador a conhecer a sua própria cidade, o que é chamado de incursionista.

“Você que mora na cidade mais maravilhosa do mundo e é sonho de consumo de férias para muitos turistas nacionais e internacionais, VISITE O RIO. A cidade tem opções para todos os bolsos e gostos. Muitos cariocas não conhecem, ou não vão há muitos anos, em dois ícones do Rio: Bondinho do Pão de Açúcar e Cristo Redentor. Esses lugares tem o poder de conectar as pessoas com a cidade.” afirma Roberta Werner.

E para já nos prepararmos, quando o cenário estiver mais favorável, seguindo todos os protocolos sanitários, Roberta Werner chama a atenção em especial para um local no Rio, ainda pouco explorado como produto turístico, mas que tem grande potencial, inclusive é o bairro da zona oeste onde atualmente ela mora: a Barra da Tijuca e seus arredores, local que ela declara ser de uma riqueza e representar um bioma extraordinário, que poderia ser batizado como o Pantanal Carioca!

Antes de conhecer o mundo, vale, e muito, conhecer a nossa própria cidade. Ela é incomparável, de uma beleza que nos deixa sem palavras para descrevê-la. Por isso o ideal é conhecê-la e deixar que a emoção a traduza. Visite o Rio… Visite sua própria cidade!

Andréa Nakane é carioca, apaixonada pela Cidade Maravilhosa, relações públicas, professora universitária, Doutora em Comunicação Social e Mestre em Hospitalidade.Embaixadora do RJ. Vive há 20 anos em Sampa e adora interagir com pessoas singulares que possam gerar memórias afetivas construtivas.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui