Andréa Nakane: Reinventar é Palavra de Ordem

Colunista do DIÁRIO DO RIO fala sobre Claudio Sousa dos Santos, que na área de eventos e se reinventou durante a pandemia

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Claudio Sousa dos Santos, 57 anos, é morador da Tijuca e apesar de ter sua formação inicial na engenharia elétrica, desenvolveu sua carreira, a partir de 1985, na área de eventos, atuando como produtor executivo e produtor técnico em situações diferentes em uma gama de eventos.

Em seu curriculum, Claudio dos Santos, acumula jobs em eventos que fizeram história e marcaram o calendário nacional, como a Copa do Mundo de 2014, nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e a maioria dos festivais de música e shows de grande porte.

“Me recordo que nas olimpíadas Rio 2016, trabalhei para a SKOL pela agência B/FERRAZ montando dentro do Parque Olímpico  o projeto “Skol Live House”, espaço de 300 m² assinado pelo arquiteto Guto Requena, com o intuito de proporcionar uma experiência de interatividade musical montando 400 espelhos giratórios que pulsavam de acordo com a emoção da festa, e que ao final das atividades recebia atletas olímpicos de várias nacionalidades, interagindo com o público dentro do local. Foi um trabalho muito difícil, pois coordenei uma montagem bem complexa com sensores que acompanham o movimento da pista nos painéis espelhados do lado de fora, tudo misturado com o som proporcionando a diversão sendo literalmente sentida na “pele” de forma inesquecível” relembra Claudio dos Santos.

Frente a tantas vivências, Claudio dos Santos, acabou sendo convidado a ser professor na área de extensão da ESPM-Rio e na Faculdade Facha com o Curso Produção de Shows e Eventos.

Advertisement

Além disso, Claudio dos Santos elaborou de forma muita criativa o projeto Vivo Rio Academy, uma ação educacional, formadora de mão de obra na área de entretenimento, no qual os alunos acumulavam uma experiência de estudo imersiva de 4 dias dentro das instalações da Casa de Shows que batizou o projeto. Infelizmente este projeto foi descontinuado, apesar do sucesso de turmas lotadas.

Um dos principais vetores para isso, foi justamente a pandemia enfrentada pelo mundo, há cerca de um ano. Aliás, Claudio dos Santos viu de uma noite para um dia, sua renda despencar, caracterizando uma realidade de toda a cadeia produtiva de eventos, não só no Rio de Janeiro, mas em escala global.

Sem saída e com muita determinação, Claudio dos Santos se reinventou e buscou maior intimidade com a tecnologia, tornando-se um verdadeiro especialista em transmissões de eventos online, conquistando novos espaços e deixando evidente, que jamais será tarde para aprender algo novo. Sem dúvida, ele acredita que essa modalidade de acontecimento especial irá perdurar, muito além, com o fim da pandemia, em um futuro breve, dividindo o mercado, entre os eventos presenciais e os híbridos, parte presencialmente, parte virtualmente.

E no meio de todo esse turbilhão vivenciado, Claudio dos Santos foi promovido ao que ele considera, até então um dos mais lindos papéis que recebeu na vida. Ele tornou-se avô da Manuela, que chegou trazendo uma alegria visceral e enchendo sua casa de muitas esperanças no futuro, afinal ao olhar para ela, ele enxerga a vida em continuidade, desabrochando para novas realidades.

Claudio dos Santos, como uma gama muito expressiva de cariocas, percebeu o quanto, todos nós somos resilientes e que enfrentamos as adversidades com muita altivez e jogo de cintura, pois frente as mesmas, temos internamente a força e a coragem motivacional para contorná-las, acreditando que se não está melhor, não vamos deixar piorar, pois uma hora a vida retoma sua pujança.

E em seu caso, seja com a volta dos eventos, lecionando em suas novas turmas ou com a certeza que o futuro começa a engatinhar, seja pelos passos da Manuela ou com os seus próprios passos, incertos, mas seguros de toda a garra e talento que o conduzirão a um novo tempo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Andréa Nakane: Reinventar é Palavra de Ordem
Andréa Nakane é carioca, apaixonada pela Cidade Maravilhosa, relações públicas, professora universitária, Doutora em Comunicação Social e Mestre em Hospitalidade.Embaixadora do RJ. Vive há 20 anos em Sampa e adora interagir com pessoas singulares que possam gerar memórias afetivas construtivas.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui