Andréa Nakane: Relatos e Ensinamentos de um Mestre no Acolhimento

Colunista do DIÁRIO DO RIO fala sobre Rodrigo Cesar Paz Barrosa Galvão, que se dedica a trabalhar com algo tão vocacional da cidade: a Hospitalidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Rodrigo Cesar Paz Barrosa Galvão, 31 anos, natural do Rio de Janeiro, morador do Bairro Peixoto, tem formação em Turismo e é empresário e professor, dedicando-se a trabalhar com algo tão vocacional da cidade: a Hospitalidade.

Em função de tantos anos de dedicação ao setor, com destaque para os últimos cinco anos na La Boutique Studios, Rodrigo Galvão está vibrando atualmente com o lançamento de seu primeiro livro, intitulado Hospedagens Memoráveis: como criar estadias inesquecíveis na era digital e da experiência, pela editora Freitas Bastos.

Nas 301 páginas que recheiam esse verdadeiro guia, Rodrigo Galvão visa compartilhar seus estudos, crenças e práticas validadas sobre a arte de criar estadas fora do comum em um mundo regido pelas interações digitais e pelo desejo humano de viver experiências singulares.

“Hospedar pra mim vai muito além de um negócio. Gosto de comparar o ato da hospitalidade como uma expressão artística, no qual cada estadia é uma nova tela em branco.  Acredito que as hospedagens podem ser um dos melhores momentos de uma viagem e temos o dever de fazer de tudo para que seja uma experiência memorável.”, declara Rodrigo Galvão.

Portanto, a obra de Rodrigo Galvão, pode ser percebida, como uma espécie de manifesto de cabeceira para hoteleiros, profissionais de hospitalidade, estudantes de Turismo, e para todos aqueles que almejam implementar a cultura da experiência do cliente dentro de suas empresas. Uma leitura preciosa demais para a economia do Rio.

Advertisement

“A hospitalidade, em sua essência, se constitui no processo infinito de dar, receber e retribuir. É um ciclo no qual enxergo que o povo Brasileiro parece que já nasceu com ele dentro de si. O carioca, por estar acostumado com o turista, talvez tenha isso ainda mais aflorado. Recentemente vi um grupo de turistas – claramente europeus – pedindo informação para dois vendedores de mate na praia de Copacabana. O idioma estava sendo uma barreira grande, mas a vontade de ajudar era muito maior: eles estavam desenhando na areia aquilo que tentavam explicar anteriormente em forma de mímica.” conta Rodrigo Galvão

Esse exemplo demonstra a importância real da humanização no acolhimento e o quanto o mesmo pode gerar encantamentos e ter um resultado positivo,  sendo um realo demonstrativo de força de vontade, genuína, de fazer o outro sentir-se bem, independente dos obstáculos.

Rodrigo Galvão acredita que a rede hoteleira e a cadeia turística do Rio hoje estão à caminho de se equipar aos grandes destinos do mundo

“O Rio de Janeiro já evoluiu muito enquanto destino turístico e hoje apresenta produtos, atrativos e equipamentos turísticos que não deixam a desejar se comparado às grandes potências. Na minha ótica, o que falta para a cidade entrar no hall e se consolidar de vez como um dos principais destinos é encarar o turismo como uma ponte para um forte desenvolvimento econômico e social da cidade. Porém, isso só será possível quando tivermos um pensamento integrado das esferas de gestão pública do turismo aliadas ao trade (hotéis, agências, restaurantes, transportes e atrativos), preconiza Rodrigo Galvão.

E ele ainda completa esse pensamento com o exemplo da Accor, a maior holding de serviços turísticos e hoteleiros do mundo, que abriu recentemente o Joe&Jo no Largo do Boticário, investindo R$70 milhões para revitalizar a região. 

Não tem segredo… quando todos os atores desempenham seus papéis, de forma comprometida e responsável, no roteiro alvo de seus objetivos… o sucesso é garantido.

E tendo ainda a experiência e insights do Rodrigo Galvão compartilhados em sua obra, a gente só pode vislumbrar – de forma muito auspiciosa – que a cidade será cada vez mais lembrada e desejada como destino de lazer e de negócios.

Vamos arregaçar as mangas e trabalhar para isso!!!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Andréa Nakane: Relatos e Ensinamentos de um Mestre no Acolhimento
Andréa Nakane é carioca, apaixonada pela Cidade Maravilhosa, relações públicas, professora universitária, Doutora em Comunicação Social e Mestre em Hospitalidade.Embaixadora do RJ. Vive há 20 anos em Sampa e adora interagir com pessoas singulares que possam gerar memórias afetivas construtivas.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui