Andréa Nakane: Terceiro Setor e Educação em Sintonia de Valor Incomparável

Colunista do DIÁRIO DO RIO fala sobre Alini Dal’Magro, que está à frente do Instituto PROA, uma ONG que visa capacitar e incluir jovens de baixa renda no mercado de trabalho

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Guto Garrote

Alini Dal`Magro, 32 anos, é videirense de coração, moradora de São Paulo e apaixonada por gente e, por isso mesmo está à frente de um projeto que tem gerado muita diferença na vida de jovens, não só cariocas e fluminenses, mas, também de outras partes do Brasil.

Quem está entrando no mercado de trabalho, sabe das dificuldades que pode encontrar. Além de toda burocracia para alcançar uma vaga, o fato dos jovens virem de comunidades ou de áreas de vulnerabilidade, diminuem sua probabilidade da conquista da colocação no mercado. Pensando nisso, a jovem Alini Dal’Magro, está à frente do Instituto PROA, uma ONG que visa capacitar e incluir jovens de baixa renda vindos da escola pública no mercado de trabalho.

A ONG já recebeu prêmios como uma das melhores ONGs do Brasil em 2019 e 2020, e foi vencedora do prêmio Design for a Better World do CBD (Centro Brasil Design) em 2021 com a sua plataforma de ensino, além de estar entre as melhores empresas para se trabalhar no GPTW 2022.

“Trabalhar com propósito e saber que seu trabalho muda a vida das pessoas ao seu redor e também o país, essa é a ideia do PROA”, afirma a CEO do Instituto, Alini Dal’Magro; que complementa “A educação é o único caminho para garantir um futuro de qualidade e promissor aos jovens. Por meio da inclusão produtiva, mudamos a sociedade, desenvolvemos novos cidadãos e profissionais e conseguimos trazer um país mais justo”.

Advertisement

Desde o último ano, quando o Instituto PROA chegou ao Rio de Janeiro, os jovens de baixa renda estão tendo a oportunidade de se aperfeiçoar para o mercado de trabalho, se conectando com vagas de emprego. Em 2021, foram seis mil vagas abertas. A próxima turma, que começa dia 18 de abril, está com inscrições abertas no site: https://plataforma.proa.org.br/  com 2 mil vagas disponíveis.

A Plataforma PROA oferece módulos de: Autoconhecimento (20 horas), Planejamento de Carreira (20 horas), Projeto Profissional (20 horas), Raciocínio Lógico (20 horas), Comunicação (20 horas). Ao final, os alunos que concluírem estarão aptos para participarem de processos seletivos para vagas de posições de início de carreira e primeiro emprego. Todos recebem certificado de conclusão emitido pelo PROA e têm acesso a vagas de emprego disponíveis no mercado.

Para participar é preciso ter entre 17 e 22 anos, estar cursando ou ter concluído o 3º ano do Ensino Médio em escola pública e morar no Estado do Rio de Janeiro. As inscrições vão até o dia 12 de abril e o início das aulas é dia 18 de abril.

A iniciativa conta com a parceria da Procter & Gamble, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Institucionais (SEDEERI) e da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (CODIN RJ).

“Meu objetivo é conseguir deixar um legado para as próximas gerações. No sonho grande é formar 300 mil jovens”, completa Alini Dal’Magro, que é também influenciadora e top voice no LinkedIn e está no grupo seleto dos líderes que mudam o mundo escolhidos pela rede social. O próprio curriculum dela é muito expressivo: ela é mestra em Empreendedorismo pela Universidade de São Paulo – USP, possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, além de apresentar experiências acadêmicas na Universidad Nacional del Litoral – UNL (Argentina) e na Western University – Ontário (Canadá).

Alini Dal’Magro, assim como tantas outras, reconhece que a educação é o único caminho para um futuro de qualidade. Por meio da Educação, é possível mudar a sociedade, desenvolvê-la e fomentar um país mais justo.

A Educação deve ser a prioridade de todos nós, ampliando o círculo virtuoso formado pelas oportunidades dos estudos, por isso, além de ter essa perspectiva em seu radar, não deixe de ser um incentivador para que tantas outras pessoas tenham a mesma visão.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Andréa Nakane: Terceiro Setor e Educação em Sintonia de Valor Incomparável
Andréa Nakane é carioca, apaixonada pela Cidade Maravilhosa, relações públicas, professora universitária, Doutora em Comunicação Social e Mestre em Hospitalidade.Embaixadora do RJ. Vive há 20 anos em Sampa e adora interagir com pessoas singulares que possam gerar memórias afetivas construtivas.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui