A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) adiou nesta terça-feira (11.mar.2025) a decisão sobre o reajuste tarifário da Light, distribuidora responsável pelo fornecimento de energia na região metropolitana do Rio de Janeiro. O adiamento ocorreu após divergências entre os diretores sobre o percentual de desconto a ser aplicado na conta de luz.
Para este ano, a Aneel havia calculado um desconto tarifário de até 11,96% para os consumidores da Light. No entanto, a distribuidora solicitou a manutenção da tarifa atual até 2026, argumentando que os cálculos técnicos indicam um possível aumento de 9,94% no ano seguinte. A proposta da empresa era uma redução menos brusca para evitar oscilações nos preços.
O relator do processo, Fernando Mosna, sugeriu um desconto médio de 0,63% para 2025, com o restante do reajuste sendo aplicado no próximo ano. A medida resultaria em um aumento de 3,80% para consumidores de alta tensão e uma redução de 2,35% para os de baixa tensão. Já a diretora Ludimila Silva apresentou uma proposta alternativa de redução de 5,76%, o que significaria um desconto de 2,08% para consumidores de alta tensão e de 7,19% para os de baixa tensão.
Sem consenso entre os diretores, o diretor Ricardo Tili pediu mais tempo para análise, adiando a decisão. O prazo para implementação do reajuste tarifário é até sábado (15.mar). Caso a Aneel não chegue a um acordo até essa data, as tarifas do ano anterior permanecerão em vigor. Segundo Tili, o tema deve ser retomado na reunião da próxima terça-feira (18.mar).
Privatiza mais que melhora.
Um escárnio!!!
Não vai reduzir a conta para manter a previsibilidade? Acham que a população é idiota para sustentar empresa privada?
Essa Aneel ainda traz o DNA dos 4 anos macabros que tivemos com doação de empresas em troca de propina em joias.