Angra lança campanha para salvar lancha Loretti, usada para transportar presos políticos na ditadura

Embarcação história fez o transporte de personalidades como Castor de Andrade, Natal da Portela, Carlos Imperial, Graciliano Ramos e Fernando Gabeira

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Depois de naufragar, a Loretti está há oito anos na Marina Verolme, em Angra dos Reis.

O município de Angra dos Reis lançou a campanha “Salvemos a Loretti”, lancha que é reconhecida como patrimônio da história do sistema penal, da navegação e da Ilha Grande. A embarcação que tem 110 anos, sem manutenção adequada nos motores, a Loretti acabou afundando, em março de 2014, no cais Santa Luzia, no Centro de Angra dos Reis e desde em tão está guardada na Marinha Verolme.

A embarcação também serviu à Defesa Civil para salvamentos marítimos e à população da Ilha Grande depois que o presídio foi implodido por ordem do então governador Leonel Brizola. A proposta de recuperar a lancha começou pelo seu mestre, Constantino Cocotós, que também comandava a Defesa Civil na Ilha Grande. Ele morreu, em 2013, sem realizar o sonho de ver a Loretti num museu a céu aberto na Vila do Abraão. A pedido da comunidade, o nome de Cocotós foi eternizado no Centro Cultural da Ilha Grande. Há oito anos, a então prefeita Conceição Rabha prometeu recuperar a embarcação, a mesma promessa feita no ano passado por Fernando Jordão (MDB), que foi reeleito e é o atual prefeito de Angra dos Reis.

Sem solução à vista, o fundador da Associação de Canoagem Oceânica de Angra dos Reis (ACOAR), Marcelo Lopes lançou a campanha “Salvemos a Loretti”, com apoio de moradores da Ilha Grande, de empresários e de parentes do falecido Constantino. Ele explica a relevância da medida: “A Loretti teve uma importância fundamental para o transporte de presos e depois para salvamentos na Ilha Grande. Era uma embarcação moderna para a época por causa do seu modelo, com proa alta, extremamente segura para enfrentar as ondas em mar aberto. Somente ela entrava em Dois Rios, onde ficava o presídio. É preciso recuperar o madeiramento e partes de metal. Estamos buscando emendas parlamentares e ajuda de um pool de empresas para recuperar a lancha e transformá-la num museu na Vila do Abraão, como era o sonho de Cocotós”.

Em março de 2019, a vereadora Titi Brasil fez o primeiro pedido à prefeitura para recuperar a Tenente Loretti “para manter a história viva”. O Presidente da Associação dos Condomínios da Costa Verde, Manoel Francisco de Oliveira informou que há um grupo de empresários dispostos a transformar a Loretti em museu. Mas para que isso aconteça, a prefeitura de Angra precisa apresentar um projeto de recuperação, a titularidade e o destino que pretende dar à lancha após a reforma.

Advertisement

Lopes recorda que “além de trazer presos do Rio, na época da ditadura, a lancha também levava os detentos para audiências em Angra dos Reis. Transportava mantimentos para o presídio e, após a implosão, além de atuar em salvamentos, ia imponente na frente da procissão marítima do padroeiro da Ilha Grande, São Sebastião”.

loretti 1 Angra lança campanha para salvar lancha Loretti, usada para transportar presos políticos na ditadura
A Tenente Loretti transportava presos e alimentos para o presídio da Ilha Grande. Depois foi cedida à Defesa Civil.

Em uma das operações de salvamento, em 12 de março de 1970, durante uma tempestade, na Baía da Ilha Grande, 3 náufragos, que estavam nas pedras após o naufrágio da pequena lancha de apoio que usavam para pescar, foram resgatados e levados de volta para o Tamarind. Um deles era o jornalista Roberto Marinho, fundador da Rede Globo, que tinha como hobby a pesca submarina (mergulhou até aos 84 anos) e era proprietário do iate. Dois dias depois, ele voltou à Vila do Abraão para abraçar e agradecer a rápida ação de Cocotós e sua equipe.

A lancha foi construída em 1910, tem 20 metros de comprimento e foi cedida pela Marinha ao governo do Estado do Rio em 1937. Até 1960, ela transportou mercadorias, criminosos e presos políticos como Castor de Andrade, Mariel Mariscot, Madame Satâ, Escadinha, Lúcio Flávio, Natal da Portela, Carlos Imperial, Graciliano Ramos e Fernando Gabeira. Há um ano, o então presidente da Companhia de Turismo de Angra dos Reis, João Willi, estimou em R$ 100 mil o custo para recuperar a lancha, inclusive com material que permita deixá-la em exposição a céu aberto. Fernando Jordão prometeu buscar recursos federais para salvar a lancha, mas a ajuda ainda não chegou.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Angra lança campanha para salvar lancha Loretti, usada para transportar presos políticos na ditadura
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Angra lança campanha para salvar lancha Loretti, usada para transportar presos políticos na ditadura
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Realmente não vejo tanta dificuldade para assim trazerem de volta esta raridade. Basta querer… Que história incrível!!! Sou morador de angra e apreciaria muito essa embarcação de volta aos seus tempos de glória

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui