O primeiro Fla-Flu do Campeonato Carioca, no próximo domingo, dia 14/03, no Maracanã, vai contar com algumas presenças mais do que especiais. Além dos jogadores, entrarão em campo, também, animais abandonados que foram resgatados por ONGs do Rio de Janeiro.
A iniciativa do “CarioCão” partiu do Secretário Estadual de Agricultura, Marcelo Queiroz, responsável pelas políticas de Proteção e Bem-Estar Animal (RJPET) e contou com total apoio do Governador Cláudio Castro e da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), através do presidente Rubens Lopes.
Com o aumento do número de animais abandonados, principalmente durante a pandemia, o secretário acredita que o futebol pode ser um grande mobilizador para incentivar as adoções de animais e, assim, desafogar as ONGs.
“Levar a campanha e os animais ao gramado do Maracanã no Fla-Flu é um acontecimento inédito, que só foi possível após parceria com a Federação de Futebol, que, ao receber a proposta, imediatamente apoiou a ideia. Acreditamos que com o lançamento da campanha “CarioCão”, os pets terão maior visibilidade e oportunidade de ganharem um lar”, disse o secretário.
Ainda segundo Marcelo Queiroz, o principal objetivo da campanha é conscientizar a população em relação a importância de adotar um amigo de 4 patas. “O “CarioCão” vai unir duas paixões: o futebol, através do campeonato carioca que mobiliza os maiores clubes do nosso Estado e país, e os animais. É a oportunidade de ajudarmos aqueles que foram abandonados”.
As políticas de Proteção e Bem-Estar Animal têm sido um marco do governo que trabalha para tornar o Estado do Rio de Janeiro uma referência nos temas. “Esses animais são abandonados à própria sorte. Por isso, estamos agindo em defesa deles. Já criamos o selo Amigo dos Animais/Pet Friendly. Além disso, publicamos o decreto que proíbe corridas de cachorros, como forma de evitar maus-tratos, e promulgamos lei que proíbe a comercialização de coleiras de choque,” disse o governador Cláudio Castro.
Segundo o governador, essas ações já foram um grande passo para o Rio de Janeiro, em defesa dos animais. E agora ele espera com o lançamento da campanha “CarioCão”, que a população receba com muito carinho o recado. “É importante que as pessoas se atentem para a importância do significado da palavra “adoção” e se conscientizem do bem que podem fazer, ao adotar um bichinho de estimação”.
O primeiro clássico do Campeonato inaugura as ações do “CarioCão”, que se repetirá durante a competição, com a participação de uma ONG a cada rodada. Para o presidente da FERJ, Rubens Lopes, a parceria será um sucesso e o futebol carioca ganhará ainda mais destaque com ações como essas. “Abraçamos a causa para que os animais sejam abraçados. Daremos a visibilidade do futebol carioca em prol da causa nobre. É o Cariocão, de fato”, disse Rubens Lopes.
A Secretaria Estadual de Esportes também apoiou a ideia. “Amigo a gente não compra, né? Amigo se adota. É um grande prazer como secretário de Esportes ter a divulgação dessa campanha em um clássico do futebol carioca, no Maracanã”, explicou o secretário Leandro Alves.
Quem quiser conhecer os animais disponíveis para adoção da ONG 4Patinhas, basta acessar o Instagram por meio deste link.
É dê atitudes como essas em prol dos animais e dá sociedade quê queremos os políticos praticando e não a idiotices desse imbecil André siciliano querendo manchar e estuprar a tradição do Rio de janeiro ao propôr a troca do nome do Maracanã porquê esse panacas não coloca o nome do Pelé na rua quê ele reside como todos os cariocas peço quê o governador não sancione essa lei vergonhosa