Análise do resultado da enquete eleição para o Senado do Rio de Janeiro 2010

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Por Bruno Kazuhiro do Perspectiva Polítca

PalacioMonroe A última enquete feita pelo Diário do Rio apresentou aos leitores a seguinte questão: Em quem você votará para Senador do Rio de Janeiro em 2010? Assim como acontecerá na eleição do ano que vem, era possível votar em dois candidatos.

 

Advertisement

As opções eram Cesar Maia, Fernando Gabeira, Jandira Feghalli, Marcelo Crivella, Benedita, Pastor Manoel Ferreira e Jorge Picciani. Podia-se ainda optar pela alternativa “Outro”.

Pois bem. Dito isso, passemos aos resultados:

  1. Fernando Gabeira (PV) 41%*
  2. Cesar Maia (DEM) 20%
  3. Jandira Feghalli (PCdoB) 13%
  4. Marcelo Crivella (PRB) 8%
  5. Outro… 5%
  6. Benedita (PT) 5%
  7. Pastor Manoel Ferreira (PR) 4%
  8. Jorge Picciani (PMDB) 4%

Analisando os resultados e levando em consideração que o Diário do Rio tem um público que representa uma boa amostragem do eleitorado, principalmente no que diz respeito à capital fluminense, podemos tirar algumas conclusões destes números.

Em primeiro lugar, fica clara a preferência dos eleitores pelos candidatos que se situam, atualmente, na oposição ao governo de Sérgio Cabral. Fernando Gabeira e Cesar Maia lideram com folga, sendo que o primeiro com mais vantagem ainda, tendo mais que o dobro do segundo. Juntos, somam mais de 60% dos votos. Isso comprova que, se apenas um deles for candidato ao Senado, terá grandes chances de ser eleito, já que os votos de um devem migrar para o outro em grande parte.

Em segundo lugar, percebe-se claramente que Marcelo Crivella, forte nas pesquisas de intenção de voto realizadas pelos institutos, tem seu eleitorado situado, principalmente, nas classes baixas. A relativa falta de acesso à internet dessa parcela da população pode explicar porque o Senador não obteve na enquete do Diário do Rio os mesmos índices das averiguações do Ibope, do GPP e do Datafolha, por exemplo.

Em terceiro lugar, é possível dizer, rapidamente, que Jandira Feghalli tem uma candidatura que pode ser viável, que Benedita da Silva parece estar longe dos seus dias de popularidade e que Jorge Picciani está em maus lençóis, já que não tem muitos votos próprios no que diz respeito à corrida pelo Senado e parece estar se fiando em uma transferência de votos do Governador Sérgio Cabral que pode não se confirmar, afinal, Cabral terá dificuldades até mesmo para se reeleger.

Por fim, podemos citar que o Pastor Manoel Ferreira é pré-candidato mais para marcar posição e que, se concorrer, o fará pelo mesmo motivo, e que algumas das outras opções citadas foram Miro Teixeira, Lindberg Farias (que pode concorrer pelo PT no lugar de Benedita se não conseguir a candidatura ao governo), Carlos Lessa, Chico Alencar e, até mesmo, o poeta Gentileza. Quem sabe este último realizasse um bom mandato.

Em resumo, uma coisa é certa: O campo oposicionista fluminense leva ampla vantagem sobre o campo governista na corrida pelo Senado.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Análise do resultado da enquete eleição para o Senado do Rio de Janeiro 2010
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui