Anna Bella Geiger ganhará exposição na Danielian Galeria, na Zona Sul do Rio

Com quase 50 itens, a exposição apresentará obras consagradas, recentes e inéditas da artista que expôs em várias galerias internacionais

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Com curadoria de Marcus Lontra, a Danielian Galeria, na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro, apresenta ao público a exposição “Anna Bella GeigerEntre os vetores do mundo”, que acontece de 28/03 a 7/05 de 2022, de segunda a sexta-feira, das 11 às 19h. No dia 26 haverá visitação, a partir das 14h, apenas para convidados.

A exposição conta com aproximadamente 50 trabalhos de Anna Bella Geiger que reúnem bordados, “gavetas”, e obras das séries “Rrolos” e “RroseSelavy”; e peças referenciais, como os viscerais dos anos 1960, os mapas da década de 1970, as pinturas e os macios de 1980 e 1990 e a série “Burocracia”.

O evento contará ainda com a montagem da videoinstalação “Circa” (2006) na sala especial no térreo da galeria. Nela, a artista recria no espaço as ruínas de um sitio arqueológico. Essa ocupação havia sido realizada apenas em duas ocasiões anteriores: na Fundação Eva Klabin e na Paralela da XXVII Bienal Internacional de São Paulo, ambas em 2006.

WhatsApp Image 2022 03 21 at 19.50.30 Anna Bella Geiger ganhará exposição na Danielian Galeria, na Zona Sul do Rio

Na exposição “Anna Bella Geiger – Entre os vetores do mundo” também será lançada uma gravura em edição especial limitada, com referência à obra “Correntes Culturais” (1976), na qual a artista plástica faz interferências sobre o mapa múndi com um máquina, atuando sobre os conceitos de correntes culturais dominantes e dependentes.

Advertisement

Marcus Lontra, que também é o diretor artístico da Danielian Galeria, ressalta que “é nesse território difuso entre o real e o virtual, entre aquilo que está e aquilo que se desloca, entre a seriação como estratégia de comunicação e a independência de cada obra com seu valor e qualidade intrínseca, que a trajetória de Anna Bella Geiger está fundada”.

Na exposição poderão ser vistos trabalhos, como:  “Viscerais” dos anos 1960; as obras compostas por fotografias e cartões postais dos anos 1970, como “O pão nosso de cada dia” (1978) e “Brasil nativo/Brasil alienígena“(1976/1977), da sua produção mais antiga.

Da produção contemporânea, os visitantes poderão ver as gavetas criadas por Anna fundindo referências geográficas com símbolos, linhas e formas. As obras “Burocracia” e as intervenções em jornais inspiradas na prática de Marcel Duchamp em “RroseSelavy”, desdobramentos de séries que a artista realiza desde os anos 1970, em diferentes formatos e matérias, também poderão ser vistos pelo apreciadores dos trabalhos da artista.

Danielian Galeria fica na Rua Major Rubens Vaz, 414, na Gávea. Mais informações pelo telefone (21) 2522-4796. A entrada é franca e os visitantes deverão seguir o protocolo anti-Covid.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Anna Bella Geiger ganhará exposição na Danielian Galeria, na Zona Sul do Rio
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Anna Bella Geiger ganhará exposição na Danielian Galeria, na Zona Sul do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui