Antes elogiado, aplicativo 1746 apresenta bugs e péssima usabilidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Comemorado como um grande avanço, o aplicativo 1746 é hoje avaliado como péssimo pelos internautas, que apontam bugs, crashes e péssima usabilidade.

O carioca, durante muitos anos, aprendeu a considerar o 1746 – serviço que põe o cidadão em contato com a prefeitura para obter soluções para uma enorme gama de problemas do dia a dia da cidade – um grande serviço. Através dele, pode-se protocolizar pedido para poda de árvores, remoção de lixo, fiscalizações diversas, e até denunciar focos do mosquito da dengue, sem contar inúmeros outros serviços primordiais para o munícipe.

Este serviço é prestado por telefone, pelo site do 1746 e pelo aplicativo, que pode ser baixado nas lojas online para IOS e Android. O aplicativo foi um grande avanço, pois facilita o acesso do internauta aos serviços da Prefeitura, de onde estiver. Só que não. O DIÁRIO DO RIO analisou as avaliações de internautas para o aplicativo na App Store e baixou-o, tentando realizar uma série de atividades e solicitar uma série de serviços. Nada funciona direito, e o programinha, que devia ajudar os cariocas, se tornou uma fonte de defeitos, mau estar e irritação para quem o utiliza. Na verdade, ele se encerra sozinho, no meio de quase tudo que se tenta fazer, fica ilegível em grande parte das telas e, pra piorar, fica dando alertas que não fazem qualquer sentido.

Mais de 20 internautas destacam que uma caixa de mensagem aparece o tempo inteiro durante o uso do aplicativo: “não é possível recuperar dados“. A mensagem aparece, de fato, a todo o tempo, impedindo a usabilidade, e sem que ninguém tenha solicitado a recuperação de nenhum dado. “Esta mensagem infernal não para de aparecer!”, escreve o internauta “claudre”. Verônica Marinho vai além: “sempre dá a mesma mensagem, o aplicativo não funciona mais“.

Outras dezenas de usuários reclamam de um “bug” que deixa a tela do aplicativo quase ilegível. Fato verificado pelo Diário. O fundo fica preto, e as letras fininhas num cinza quase ilegível. “Por favor, resolvam o problema do modo escuro do telefone! Fica tudo preto se estivermos com este modo habilitado“, ensina Andrew Moraes, outro usuário indignado.

Advertisement

Para Fernando Mello, “a idéia do aplicativo é belíssima, mas (…) não carrega fotos direito, fecha sozinho e quando você quer pesquisar suas solicitações, elas somem“. Esta é uma reclamação comum a vários usuários. O programinha “dá pau” o tempo todo. O usuário “thiagosdmc” chega a fazer um pleito ao recém eleito prefeito Eduardo Paes: “Eduardo Paes, corrige esse app aí pq quando vou finalizar a solicitação, vai pro rascunho ou o app fecha sozinho“.

De fato, são 270 avaliações de usuários na App store, e mais de 200 delas são ruins. Uma coisa comum a varias delas é o elogio à idéia e ao aplicativo, que, segundo muitos, antes funcionava muito bem. Mas agora os casos de “crashes”, “bugs” e falta de usabilidade são a ampla maioria. Nos últimos 12 meses, são dezenas de queixas de que o aplicativo se encerra sem confirmar o recebimento do pedido ou denúncia, se tornando virtualmente inútil.

Alguns usuários informam no corpo das suas reclamações que, ao menos no site, o serviço do 1746 está funcionando bem. Enquanto isso, no aplicativo, o mandato do prefeito Crivella parece que ainda não acabou.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Antes elogiado, aplicativo 1746 apresenta bugs e péssima usabilidade
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. Péssimo serviço, inútil, desperdício de dinheiro público, nunca funcionou, NMHO um serviço de atendimento ao público como esse tinha que ter em cada repartição, com funcionários públicos concursados, que entedem o problema que o cidadão está relatando, mas hoje são garotos que atendem o telefone 1746 que nada sabem a respeito de leis e abusos contras as posturas municiáis, escrevem qualquer asneira e fica por isso mesmo. Teve uma época que eu colecionava protocolos, e pasmem, todos eram fechados com “solução de atendimento”, mas quando eu ia checar na verdade só haviam repassado a queixa para o órgão responsável, então o simples encaminhamento do e-mail era classificado pelo 1746 como “atendido”, na maior fraude, estatiscamente era como se tudo fosse resolvido, mas nunca ninguém veio aqui, tudo falso, máquina para torrar dinheiro público, o nervosinho deve ter ganhado algum com isso, com certeza!

  2. Nunca tive atendido um chamado que seja.
    A travessia continua um perigo sem faixa de pedestres abaixo do sinal de trânsito (algo bizarro) e na continuidade da atravessa, do outro lado da via de mão dupla, mas com um canteiro central, nem faixa de pedestre nem sinal de trânsito. É travessia de risco de um lado e alto risco do outro.
    E os boeiro sem tampa ao longo

  3. Eu já usei muito o app, e ele na epoca do dudu era menos pior.
    Mas de qqr modo, para as bandas onde moro ele, que antes dava desculpas esfarrapadas pra não atender às demandas, agora nem isso – solenemente ignorado – são dezenas de protocolos sem solução.
    Imagina que um carro para na porta da sua garagem e eles pedem 48h pra ir lá resolver…

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui