Antigas gráficas do ‘Jornal O Globo’ já podem virar prédios residenciais no Centro do Rio

Anúncio foi feito nas redes sociais pelo secretário de Planejamento Urbano, Washington Fajardo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Rua Marquês de Pombal (Foto: Reprodução Google Street View)


Nesta segunda-feira (04/04), o secretário de Planejamento Urbano Washington Fajardo, divulgou em suas redes sociais que o Reviver Centro, programa voltado para a revitalização da região central da cidade, obteve nesta segunda-feira (04/04) o maior pedido de licença de reconversão para residencial, que será erguido onde hoje ficam as antigas gráficas do Jornal O Globo, localizadas no número 75 da Rua Marquês de Pombal.

Segundo Fajardo, o empreendimento está totalmente regularizado e autorizado pelo município, dependendo, agora, apenas da conjuntura do mercado imobiliário.

Paco do Ouvidor Antigas gráficas do 'Jornal O Globo' já podem virar prédios residenciais no Centro do Rio
O Shopping Paço do Ouvidor é o ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço

Ainda de acordo com o secretário, o prédio será de uso misto, podendo abrigar salas comerciais e moradias. O atual projeto do prédio conta com 2 lojas e 240 unidades residenciais. Ao todo, serão 3.299,22 metros quadrados de área acrescida, na área existente de 18.030,31 metros quadrados, totalizando 20.460,89 metros quadrados.  

Veja a postagem do secretário:


Hotel São Francisco na mira

A conversão do Hotel São Francisco, na Rua Visconde de Inhaúma, também no Centro, é outro empreendimento que está prestes a se tronar residencial. O imóvel foi construído por ocasião da Copa de 1950 e que pertence hoje ao Opportunity Fundo de Investimento Imobiliário.

O antigo São Francisco é um hotel com cerca de 200 apartamentos. O prédio pertencia a uma ordem religiosa católica, que vendeu-o anos atrás ao Opportunity, junto com um relevante pacote de imóveis (que incluía muitos imóveis na rua da Carioca). Ocupado por um inquilino inadimplente há anos, realizou o despejo do mesmo por falta de pagamento. Logo depois, a Rede Atlântico de hotéis alugou o prédio e ainda se encontra funcionando no local. Especialistas do setor imobiliário presumem que, com este licenciamento, a rede hoteleira vá devolver o imóvel.

O conjunto de leis do Plano Urbano Reviver Centro foi sancionado pelo prefeito Eduardo Paes em 14 de julho. Ele visa a promover a recuperação urbanística, social e econômica dos bairros da região central, e traz benefícios aos investidores que escolherem o Centro.

O Reviver Centro tem na construção de novas moradias e na transformação de uso de prédios comerciais para residenciais ou mistos o carro-chefe para atrair moradores para a região, aproveitando o grande potencial já construído e terrenos vazios e sem uso há décadas. O objetivo é, trazendo novos habitantes, por tabela estimular a movimentação social e econômica na região.


Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Antigas gráficas do 'Jornal O Globo' já podem virar prédios residenciais no Centro do Rio
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. Vários imóveis antes pertencentes à ordens religiosas como a Ordem Terceira da Penitência, depois de vendidos, principalmente para o grupo Opportunity, tiveram valores reajustados estratoafericamente.

    Grupos como esse que atuam fortemente no mercado imobiliário adquirindo para disponibilizar para locação tem em mira o lucro do investimento, ora com aluguéis ou vendendo os bens adquiridos, posteriormente, quando esses grupos econômicos que fazem lobby junto aos políticos conseguem deles ações de governo para valorização das áreas onde se encontram.

    Logo, urgente política pública com leis que proíbam a acumulação de imóveis no mesmo CNPJ ou CPF utilizado com fim de rentismo.

    • Quem não lembra da notícia do Bar Luiz e da Loja Vesúvio, ambas na Rua da Carioca, porém instaladas em imóvel objeto de contrato de locação, eram da ordem religiosa e depois que vendidas para o Opportunity tiveram ao final do contrato os preços reajustados em aproximadamente mais de 200%???
      Esse grupo adquirindo muitos imóveis na região acaba traduzindo em enorme pressão nos preços para mais…

  2. Tô cansado de ficar esperando isso vai ser feito pra quem tem dinheiro eu tô esperando desde 1999 quando era o governo garotinho e fez uma promessa de eu e meu pai estar num dos apartamentos do cehab.ate hoje nada .

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui