Antigo Automóvel Clube do Brasil pode virar hotel, segundo Eduardo Paes

Paes adiantou que uma empresa do ramo de hostels visitou este mês o imóvel e demonstrou interesse em explorá-lo comercialmente

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Prédio do antigo Automóvel Clube do Brasil / Reprodução: Internet

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), afirmou, durante a cerimônia de sanção do projeto Reviver Centro, nesta quarta-feira (14/07), que existe uma forte possibilidade de o prédio do antigo Automóvel Clube do Brasil, localizado na Rua do Passeio, no Centro, ser transformado em hotel. Paes adiantou que uma empresa do ramo de hostels visitou este mês o imóvel e demonstrou interesse em explorá-lo comercialmente.

Eduardo Paes destacou a importância de o ex-prefeito e, atualmente, vereador César Maia (DEM), ter trazido o imóvel para o município. O que, infelizmente, não despertou interesse da iniciativa privada na época. O momento atual é outro, segundo o Paes, pois “uma grande rede hoteleira, há duas semanas, visitou [o local] e está pensando em fazer um empreendimento hoteleiro ali, uma rede de hostels”. Mas, segundo ele, o mais importante agora é conter o processo de degradação do prédio, impedindo que ocorram mais invasões e ocupações.

Durante a cerimônia de sanção do projeto Reviver Centro, o prefeito do Rio ressaltou, com pesar, a existência de um grande número de prédios históricos e clássicos que estão abandonados na área do Centro. A solução para tal quadro, segundo ele, passa pelo interesse e intervenção da iniciativa privada rumo à requalificação da região. “Infelizmente, não faltam prédios históricos abandonados no Centro. Mas tenho muita convicção de que esse é um processo sem volta de requalificação da região. E quem faz isso é o setor privado. Não dá para esperar que o Poder Público vá recuperar ou reconstruir todos os prédios, abrir comércio. Não há dinheiro que resista”, afirmou o prefeito, que destacou também como a degradação do patrimônio público faz cair a arrecadação municipal. Para ele, a chegada de novos negócios instaura um círculo virtuoso, no qual as pessoas vão abrindo novos negócios e desenvolvendo a região.

O secretário de Planejamento Urbano do município, Washington Fajardo, por sua vez, lembrou que o Centro, por conta da sua beleza e importância histórica, não pode ficar esvaziado. “O Centro do Rio representa também a beleza da civilização brasileira. Não faz sentido que esse lugar seja vazio de população e é isso que deseja o Reviver Centro, que a gente possa reocupar e que a gente tenha no século XXI um Centro coerente com o nosso povo, com a cidade do Rio de Janeiro e com o nosso tempo”, afirmou Fajardo, que celebrou as atuais perspectivas para a região. “Estamos numa vanguarda para a gente começar a repovoar o Centro histórico, e é a partir do crescimento da população nessa área que a gente vai construir uma centralidade sustentável e que seja coerente com essa beleza que é representada nessa área”, enfatizou.

Advertisement

O DIÁRIO DO RIO, em sua edição 9 de junho de 2019, contou um pouco da história do prédio do Automóvel Clube do Brasil em seus mais de 167 anos de existência. Nesta semana, o DIÁRIO também publicou que o imóvel foi invadido.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Antigo Automóvel Clube do Brasil pode virar hotel, segundo Eduardo Paes
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui