Antigo Clube Ginástico Português, no Centro do Rio, virará espaço de lazer e cultura

Edifício localizado na Avenida Graça Aranha será totalmente reformado pelo Sesc RJ; primeira piscina semiolímpica elevada da América Latina será reativada

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Fachada do edifício do Sesc Ginástico na Avenida Graça Aranha, no Centro do Rio - Foto: Reprodução/Google Maps

Boa notícia para a região central do Rio de Janeiro. Na manhã desta terça-feira (27/07), a Prefeitura da capital fluminense foi apresentada pelo presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, ao projeto de revitalização do edifício que abriga o Teatro Sesc Ginástico, na Avenida Graça Aranha. A ideia é que o local se torne um centro de referência em serviços nas áreas de cultura, educação, saúde, lazer e assistência para a população.

O novo Sesc Ginástico, além do tradicional teatro, passará a ocupar toda a edificação da antiga sede do Clube Ginástico Português, adquirida pelo Sesc RJ em 2019. A unidade terá um projeto arquitetônico moderno para abrigar os serviços oferecidos pela instituição aos cariocas, em especial aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo.

Inaugurado em 1938, o edifício, em estilo Art Déco, terá suas características preservadas, mas todos os seus ambientes reformados. Um dos destaques do projeto é a criação de uma praça pública dividida em 3 níveis, com cafeteria e varanda voltadas para a primeira piscina semiolímpica elevada da América Latina, localizada no 9º pavimento, que será reativada.

O espaço ganhará também um mirante com vista privilegiada para a Graça Aranha e o Pão de Açúcar que servirá de segundo balcão para o cinema ao ar livre que será montado no local. A ideia é criar intervenções artísticas nas empenas dos prédios vizinhos, e o tradicional restaurante do clube será reativado.

Advertisement

Ao todo, serão 12 mil metros de área construída, o que inclui varandas, terraços e jardins e um esquema de fluxos com rampas, escadas rolantes e novos elevadores. Eles darão acesso a espaços como galeria de exposição, biblioteca, clínica odontológica, quadra poliesportiva, salas multiuso para atividades culturais, de lazer e condicionamento físico, salão nobre e o teatro, com 500 lugares, que o Sesc RJ já vem ocupando desde 2002 com programação regular de música e artes cênicas. O edifício também contará com um espaço para acolhimento e encaminhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Paco do Ouvidor Antigo Clube Ginástico Português, no Centro do Rio, virará espaço de lazer e cultura
O Shopping Paço do Ouvidor é o ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço

”A reforma do edifício onde está localizado o Teatro Sesc Ginástico atende a uma demanda importante dos cariocas, que é a revitalização do Centro do Rio. Com a oferta de uma ampla gama de serviços do Sesc RJ, esperamos movimentar a região e contribuir com os esforços que a prefeitura vem realizando para atrair moradores para o local, além de proporcionar qualidade de vida à população carioca”, disse Antonio Florencio.

Já Eduardo Paes agradeceu por mais essa iniciativa, dando ênfase ao caráter histórico do edifício: ”Venho aqui em nome dos cariocas agradecer por essa aposta na cidade. O Clube Ginástico Português tem muito a ver com a história do Rio, com a história do Brasil. Esse é um projeto belíssimo, misturando cultura, esporte, mas, principalmente, trazendo uma nova perspectiva sobre o Centro da cidade. Além da recuperação do prédio existente, histórico, você tem um acréscimo de espaço, de vistas para o Rio de Janeiro. É um grande ganho para o Centro do Rio, e a gente tem que agradecer muito à Fecomércio por essa aposta.”

Ginastico Revitalizacao Queiroz e Paes observando Salao Nobre Cred Erbs Jr Antigo Clube Ginástico Português, no Centro do Rio, virará espaço de lazer e cultura
Antonio Florencio e Eduardo Paes – Foto: Erbs Jr.

A previsão de conclusão da obra é para o segundo semestre de 2023. Com a nova unidade, o Sesc RJ estima atender por mês 152 mil comerciários com os seus serviços, além da população em geral. A previsão de empregos diretos e indiretos gerados com a obra e o funcionamento do estabelecimento é de 1.600. A iniciativa integra a campanha ”Rio de Mãos Dadas”, conjunto de ações do Sistema Fecomércio RJ (Sesc RJ e Senac RJ) para fazer o fluminense retomar a confiança após a pandemia. Também vai ao encontro do projeto Reviver Centro, da Prefeitura do Rio, que visa revitalizar a área central da cidade atraindo moradores.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Antigo Clube Ginástico Português, no Centro do Rio, virará espaço de lazer e cultura
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Antigo Clube Ginástico Português, no Centro do Rio, virará espaço de lazer e cultura
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Excelente notícia! Apenas pergunto: quem bancará todos esses novos projetos do Paes Maia??? . Tem meu dinheiro nisso tudo? Prefiro recuperar as favelas! Felix Affonso 21 99420.6497. Mas voto no Paes!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui