Antigo Comperj pode virar polo industrial com geração de 11 mil empregos

Acordo de intenções assinado pela Petrobrás e o Governo do RJ, nesta sexta-feira (10/09), prevê investimentos na ordem dos R$ 15 bilhões

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Área do Comperj - Foto: Divulgação

Um protocolo de intenções assinado pela Petrobrás e o governo do RJ na manhã desta sexta-feira (10/09) prevê a criação de um complexo industrial em Itaboraí, município da região metropolitana do estado, onde fica localizado o Polo GasluB (antigo Comperj).

A expectativa de Vinicius Farah, secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio, revelada ao jornal O Globo, é que a iniciativa gere cerca de 11 mil empregos, com a vinda de novas indústrias para o empreendimento, que terá gás oriundo dos campos do pré-sal. A previsão de investimentos é de R$ 15 bilhões.

A tentativa de dar um “uso” ao Comperj, que foi objeto de corrupção, segundo as investigações da Operação Lava-Jato e que em sua ideia original previa a construção de um complexo de refino.

Atualmente, o Galub terá uma Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) para o tratamento do gás natural oriundo do pré-sal. O projeto deve começar a operar no primeiro trimestre do próximo ano.

Advertisement

Segundo informou a Petrobras, o acordo de cooperação vai permitir a elaboração de estudos e o intercâmbio de dados e informações para o desenvolvimento da região.

Conforme relatou Joaquim Silva e Luna, presidente da multinacional brasileira, ao jornal o Globo, o acordo é o primeiro passo para a criação de um complexo que vai atrair empresas e criar empregos.

“O Polo Gaslub vai entrar em operação em 2022 e já é um ativo de alta importância estratégica para nossa empresa, para o Rio e o Brasil. Será responsável pelo processamento de grande parte do gás natural proveniente do pré-sal, que vai chegar ali através do gasoduto Rota 3” disse Silva e Luna, destacando que esse gás será tratado por uma UPGN.

Segundo Silva e Luna, a proximidade do polo com os grandes centros de consumo favorece o recebimento do gás, que poderá ser usado pela indústria como matéria-prima ou para a geração de energia.

Isso faz vislumbrar um cenário promissor para atração de empresas do setor petroquímico, de siderúrgicas, usinas de fertilizantes, fábricas de vidro e de cerâmica” listou Silva e Luna.

O protocolo entre o governo do Rio e a Petrobras prevê a cessão de áreas no local, que equivalem a 4.167 campos de futebol. Pelo protocolo de intenção, o governo do Estado vai investir na melhoria da infraestrutura para acesso ao local, como a reforma das estradas.

O governador do Rio, Cláudio Castro, disse que pretende iniciar as licitações de obras, como a de estradas, o mais rápido possível para “que ano vem que esteja funcionando e produzindo empregos em Itaboraí”.

O objetivo é viabilizar a retomada econômica no setor de óleo e gás no Rio. Precisamos explorar ao máximo a nossa riqueza natural, gerando emprego e renda para a população“, explicou Castro.

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, destacou a criação do novo mercado de gás, que vai permitir a redução nos preços. Isso será possível com a chegada de novas empresas ao segmento através da venda de ativos da Petrobras.

O Rio como um dos principais atores dessa indústria pode também ser um dos principais beneficiados pelo seu crescimento“.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Antigo Comperj pode virar polo industrial com geração de 11 mil empregos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui