Antigo Convento do Carmo reabre como Centro Cultural nesta sexta-feira

Após quatro anos de reforma, o Convento do Carmo foi transformado em Centro Cultural da Procuradoria Geral do Rio de Janeiro; nesta sexta acontece o primeiro evento com a mostra ‘Composição Carioca’

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Fulviusbsas

Nesta sexta-feira, (27/05), o antigo Convento do Carmo, na Praça XV, Centro do Rio, reabre após quatro anos de obras. E para a comemoração da reabertura, uma exposição especial sobre arte contemporânea “Composição Carioca” e também com uma palestra da historiadora Mary Del Priore será realizada.

O Antigo Convento do Carmo é um dos maiores e mais importantes edifícios coloniais do Rio de Janeiro, de 1619. A história do convento com a chegada da corte portuguesa no Brasil tem uma ligação: a rainha D. Maria I. Em 1808 o edifício foi requisitado para hospedar a rainha e seu séquito. O evento desta sexta-feira também vai desfiar a história da Rainha que morou no local.

Atualmente, após as reformas, o Convento do Carmo se tornou Centro Cultural da Procuradoria Geral do Rio de Janeiro (PGE-RJ). Agora, o local passa a abrigar exposições artísticas e uma mostra permanente relacionada à história do próprio convento.

whatsapp image 2022 01 28 at 10 42 04 24149869 Antigo Convento do Carmo reabre como Centro Cultural nesta sexta-feira
Foto: Divulgação

O procurador-geral do Estado, Bruno Dubeux, afirma que a reforma pode ajudar o renascimento do Centro carioca. “A ideia é que, a exemplo dos tempos em que o convento foi construído e viu nascer a cidade à sua volta, agora a gente possa ajudar o movimento para o renascimento do Centro do Rio de Janeiro”, disse Dubeux.

Advertisement

“Composição Carioca” é uma exposição coletiva de arte contemporânea em homenagem ao Rio de Janeiro e seus moradores, a partir do olhar de artistas que veem a cidade seus habitantes como motivo para suas criações. A mostra reúne obras de renomados artistas brasileiros como Adriana Varejão, Beatriz Milhazes e Vik Muniz. E também de jovens talentos, como Agrade Camíz e Tainan Cabral.

Ainda do evento de reabertura terá a palestra da historiadora Mary Del Priore, sobre a Rainha de Portugal D. Maria I. A palestra a será às 11 horas, e vai ser mediada pelo jornalista e escritor Edney Silvestre.

Serviço:

Duração: De 27/05 a 13/08, de terça-feira a sábado, das 10h às 18h

Local: Centro Cultural PGE-RJ (antigo Convento do Carmo) – Praça XV – Centro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Antigo Convento do Carmo reabre como Centro Cultural nesta sexta-feira
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Antigo Convento do Carmo reabre como Centro Cultural nesta sexta-feira
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui