Antigo Convento do Carmo recebe a exposição ‘Passado Presente: 200 Anos Depois’, sobre a Independência do Brasil

A nova galeria do Convento do Carmo aproveita os 200 anos da Independência, para fazer uma reflexão profunda sobre as origens do Brasil

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Convento do Carmo, no Centro do Rio - Foto: Reprodução

Com o objetivo de celebrar dois séculos de Independência do Brasil, o Centro Cultural da Procuradoria Geral do Rio de Janeiro (PGE RJ), no Centro da cidade, vai inaugurar a exposição “Passado Presente: 200 Anos Depois”, nesta quinta-feira (27). A mostra, que ficará em cartaz até 4 de março de 2023, reúne trabalhos de 10 artistas brasileiros contemporâneos, cujas obras refletem sobre o passado colonial brasileiro e as suas consequências. A mostra acontece de terça a sábado, das 10h às 18h, no antigo Convento do Carmo, na Praça XV.

Cecília Fortes, curadora da exposição, destacou que a mostra tem como objetivo repensar o processo de libertação do Brasil, período histórico intensamente marcado por exploração e desigualdades sociais, ainda sentidas na atualidade.

“O termo independência nos remete à ideia de liberdade. Mas cientes da situação à época da independência, fica a pergunta: liberdade para quem? ‘Passado Presente: 200 Anos Depois’ visa refletir quais são as questões enfrentadas hoje num país que, após dois séculos de independência ainda sofre com os legados de um passado colonial e de exploração”, afirmou a curadora.

Reaberta ao público em maio de 2022, a nova galeria do Convento do Carmo aproveita as celebrações pelos 200 anos da Independência, para fazer uma reflexão profunda sobre as origens do Brasil, além de tentar entender como o passado dialoga com o presente para forjar o futuro.

Advertisement

A exposição “Passado Presente: 200 Anos Depois” é a segunda a ser montada na galeria do Convento do Carmo.

O Centro Cultural, da PGE-RJ, fica na Rua Primeiro de Março, sem número, em frente ao Paço Imperial.

As informações são do Diário do Rio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Antigo Convento do Carmo recebe a exposição 'Passado Presente: 200 Anos Depois', sobre a Independência do Brasil
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui