Antigo prédio do Cine Guaraci, em Rocha Miranda, dará lugar a loja da Nalin

Marca vai inaugurar loja em imóvel que durante mais de 30 anos abrigou um dos espaços culturais mais icônicos do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Cine-Guaraci (Foto: Reprodução Internet)

O histórico imóvel que por mais de três décadas serviu de sede para o Cine Guaraci, em Rocha Miranda, na Zona Norte do Rio, passa por obras e irá se transformar em uma filial da loja de departamentos Nalin, que pretende inaugurar a unidade ainda este ano. A informação foi confirmada pelo DIÁRIO DO RIO.

A Nain foi fundada no ano de 1971, no município de Magé, na Baixada Fluminense. Atualmente, a marca possui 33 lojas no estado do Rio de Janeiro. Hoje, o negócio é gerido por Vera Lúcia Nalin, filha do empresário Antônio Nalin.

Insatisfação local

A abertura do empreendimento se dará em meio a polêmica envolvendo o prédio localizado no número 56 da Rua dos Topázios, que, de 1954 até 1989 abrigou aquela que era considerada a sala de cinema mais sofisticada do Rio, além de ser o principal espaço do bairro dedicado à cultura.

Desde que teve suas portas fechadas, no final da década de 80, o edifício vem amargando anos de abandono, com sua fachada e ambiente externo totalmente degradados. Em 2003, o Cine Guaraci chegou a ser tombado pela Prefeitura, mas nem mesmo isso foi capaz de salvar o espaço.

Advertisement

Entre indas e vindas e diversos protestos dos moradores de Rocha e Miranda e apoiadores da cena artística em geral, para que o local se tornasse um centro cultural da região, o imóvel, graças à lei nº 6.331/2018 — vetada pelo então prefeito Marcelo Crivella, mas promulgada pela Câmara dos Vereadores, sofreu um destombamento parcial para fins comerciais, garantindo somente a manutenção da fachada. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Antigo prédio do Cine Guaraci, em Rocha Miranda, dará lugar a loja da Nalin
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Antigo prédio do Cine Guaraci, em Rocha Miranda, dará lugar a loja da Nalin
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. De acordo com a notícia, o Crivella vetou a Lei q permitia o destombamento, mas o Legislativo conseguiu levar adiante, agora a cidade perde mais um espaço cultural.
    Nada contra a rede Nalim, melhor até do q uma filial de Igreja, mas é uma pena!

  2. Eu acompanhei as petições via rede sociais, e na verdade o Prefeito Marcelo Crivella queria reativar como cinema a preço popular R$ 1,00 se nao me engano e essa noticia tem mais de 4 anos. Logo depois veio o Eduardo Paes e surgiu um comentario de se fazer um shopping.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui