Em um domingo (27/10), onde o Brasil vive intensas disputas no segundo turno das eleições municipais, o estado do Rio de Janeiro tem apenas duas cidades com o pleito acontecendo para definir quem vai assumir a prefeitura em 2025. São elas: Niterói, na Região Metropolitana e Petrópolis, na Região Serrana.
Em Niterói, 410.038 eleitores estão aptos a votar e devem escolher entre o ex-prefeito Rodrigo Neves, do PDT, e o deputado federal Carlos Jordy, do PL. Neves tem o apoio do presidente Lula e de siglas de esquerda, e Jordy é o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro na disputa.
Com 48,47% dos votos válidos, o Rodrigo Neves emplacou uma vantagem expressiva no primeiro turno em relação a Jordy, que obteve 99.920 votos. Ainda assim, o deputado teve uma votação acima do esperado, na medida em que se esperava que a eleição fosse resolvida no primeiro turno. As pesquisas de 2º turno, no entanto, mostram favoritismo de Neves, que já governou a cidade entre 2012 e 2020, elegeu o sucessor, Axl Grael, que não quis tentar a reeleição, dando lugar ao padrinho político.
Já em Petrópolis, que reúne 245.180 eleitores, estão no segundo turno o vereador Hingo Hammes, do PP, e o deputado estadual Yuri Moura, do PSOL.
Hingo tem o apoio do governador Cláudio Castro e liderou com folga a primeira etapa das eleições para prefeito: impôs uma diferença de mais de 50 mil votos para o segundo lugar e ficou a apenas 58 votos confirmar sua eleição.