Apenas um terço dos cariocas mora próximo dos transportes de massa da cidade, aponta Instituto Rio21

Dados analisados pelo Instituto Rio21 mostram que uma pequena parcela dos moradores do Rio vive perto de estações de BRT, trem, metrô e barcas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto Cleomir Tavares/ Diario do Rio

O Instituto Rio21 analisou dados do MobiliDADOS, instituição que fornece uma série de dados para a elaboração, monitoramento e avaliação de políticas de mobilidade. A análise verifica informações a respeito da mobilidade da população na cidade do Rio em determinados períodos.

Uma pequena parcela da população carioca está próxima de ciclovias, o que certamente é um incentivo ao uso de transportes motorizados e desestimula o uso de transportes alternativos, como as bicicletas. Note que houve um crescimento nesse percentual entre 2019 e 2021, mas ainda segue muito baixo:

b7e7a0af c632 4c20 8730 bec1000cd260 Apenas um terço dos cariocas mora próximo dos transportes de massa da cidade, aponta Instituto Rio21

Em 2010, o tempo médio de deslocamento dos cariocas entre a cidade e o trabalho era de 46 minutos, e 25% da população demorava mais de uma hora no trajeto. Uma informação interessante é que o percentual de cariocas que moram próximos da rede de transporte de média e alta capacidade – como barcas, metrôs, BRTs e trens – ainda é baixo, e só passou a alcançar a faixa dos 30% a partir de 2014:

573ab3de 3bce 4284 87af 4cc0fdc03e51 Apenas um terço dos cariocas mora próximo dos transportes de massa da cidade, aponta Instituto Rio21

Um dado animador é que a emissão de CO2 por habitante, resultante do uso de combustível, apresentou queda significativa entre 2013 e 2018. Podemos especular que isso se deva a um uso mais consciente dos meios de transporte no contexto da cidade do Rio:

Advertisement
aced2b5d ae7e 4e33 b520 198458635d52 Apenas um terço dos cariocas mora próximo dos transportes de massa da cidade, aponta Instituto Rio21

De forma geral, uma parcela pequena da população carioca está próxima dos principais meios de transporte, o que certamente tem influenciado negativamente no tempo de deslocamento entre casa e trabalho. Além disso, uma parcela ainda menor mora próxima a ciclovias, um desestímulo ao uso de transportes alternativos e menos poluentes.

Conforme a matéria publicada na última quarta-feira pelo Diário do Rio, onze linhas de ônibus voltaram a operar na cidade. Essa é uma evidência de que a prefeitura do Rio vem se esforçando na gestão dos transportes públicos, um problema latente no município. 

Em breve, o Instituto Rio21 lançará a 4ª edição da pesquisa de avaliação da gestão municipal, de modo que será possível analisar como esses esforços estão sendo avaliados pela população carioca.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Apenas um terço dos cariocas mora próximo dos transportes de massa da cidade, aponta Instituto Rio21
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. OS SERVIÇOS É QUE TÊM DE IR AONDE O POVO ESTÁ !!! Não parece lógico? Se a cidade muda de rumo, os serviços têm de mudar também. Ou as pessoas é que têm de se mudar? Me poupem. Santa ignorância.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui