Apesar da crise, IBGE aponta que a alta temporada no Rio foi positiva no turismo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)– divulgou nesta terça-feira, 12/05, a pesquisa mensal relacionada ao setor de serviços, referente a março de 2020. De acordo com os dados, o segmento teve queda nacional de 6,9% ao ser impactado pela pandemia de Covid-19. Os números, apesar de não serem promissores, dão uma ideia precisa da força do turismo do Rio de Janeiro.

Realizada em 12 estados da federação, a pesquisa indica que no Rio a queda relacionada ao setor de serviços foi de 9,2%, impulsionada, principalmente, pela crise que atingiu a hotelaria e os restaurantes. O índice indicativo do turismo mostra que houve um decréscimo de 30% no Brasil e 36,6% no Rio de Janeiro.

No entanto, Otavio Leite, secretário de estado de Turismo, ressalta que, apesar de ser uma queda significativa, é preciso considerar um dado de extrema importância.

“Depois da saúde pública propriamente dita, o turismo é o setor que mais foi afetado. O índice de volume das atividades turísticas que o IBGE apresentou mostra que o Rio de Janeiro foi a única Capital, dentre as pesquisadas, que vinha aumentando consideravelmente o seu índice nos últimos três meses. Os dados referentes a dezembro, janeiro, e fevereiro trazem indicadores que revelam que houve um aumento na receita bruta de serviços que pode ocasionar em mais emprego e renda. Era de se esperar que nosso Estado sofresse o maior impacto dentro do cenário da pandemia”, disse Otávio.

Advertisement

Para se ter um referencial, o Rio de Janeiro veio de uma alta temporada melhor do que nos últimos dois anos. Em dezembro o índice foi superior em 4,9%, em janeiro o crescimento foi de 9% e, em fevereiro, 18,8%. Otavio Leite destaca que esses números refletem a importância do turismo para o crescimento da economia do Rio de Janeiro.

“O Governador Wilson Witzel determinou que déssemos atenção total tanto à Capital quanto ao interior. Estamos trabalhando para auxiliar os prestadores de serviços turísticos a se manterem neste momento difícil. Entre as inúmeras ações desenvolvidas, destaco a articulação para que os R$ 5 bilhões anunciados pelo Governo Federal para o turismo, cheguem na ponta, ao empreendedor, ao empresário de turismo. Simultaneamente estamos nos preparando para a retomada, para que ela seja feita de maneira correta, equilibrada e responsável, assim que a saúde pública e a vigilância sanitária autorizarem. O turismo é uma luz no fim do túnel sim!“, frisou o secretário.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Apesar da crise, IBGE aponta que a alta temporada no Rio foi positiva no turismo
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui