Apesar da proibição e do risco de multa, Rio já tem comércio de rua funcionando

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Comércio do Saara - Foto: Marcos Serra Lima/G1

Mesmo com suas atividades comerciais sendo retomadas de maneira gradual – e não de uma vez só -, o Rio de Janeiro vê grande parte de suas atividades comerciais já funcionando, de maneira indevida.

Na terça-feira (16/06) e na quarta (17/06), a região comercial da Saara, uma das mais movimentadas do Rio, localizada no Centro da cidade, tinha lojas que ainda não estão autorizadas a reabrir funcionando, com meia porta aberta, mesmo com o risco de multa em valor que pode chegar até a R$ 50 mil. A informação é do portal de notícias ”Extra”.

De acordo com Eduardo Blumberg, presidente do Polo Saara, os comerciantes têm aberto suas lojas devido à extrema necessidade de ganhar dinheiro, já que estão há quase 3 meses sem trabalhar. Ainda segundo ele, os lojistas têm se sentido injustiçados, já que camelôs e shoppings já estão liberados a funcionar.

”Quem está abrindo as portas não o faz para desafiar as autoridades. É por desespero, pela necessidade de pagar as contas. A reabertura tinha de começar por aqui, mas fomos humilhados, os camelôs ficam rindo da gente. Antes, eles é que tinham de correr da fiscalização, hoje somos nós”, ironizou Eduardo.

Advertisement

Na Rua Riachuelo, na Lapa, um salão de beleza funcionava com sua porta apenas entreaberta, e era possível ver, por debaixo, cerca de 10 pernas dentro do estabelecimento. Já na Rua Senador Vergueiro, no Flamengo, na Zona Sul, uma funcionária não soube explicar muito bem o funcionamento do local.

”Não estamos abertos, só podemos funcionar em julho. Mas fazemos atendimento com hora marcada, com dois clientes por vez, no máximo”, disse ela, de maneira confusa.

Na Praça Saens Peña, na Tijuca, por sua vez, além de vendedores ambulantes montando suas barracas nas calçadas, lojas de rua também funcionavam. E isso tudo com a presença de guardas municipais no local.

Vale ressaltar que o comércio de rua (incluindo bares e restaurantes), salões de beleza, academias de ginástica, o banho de mar e a permanência de banhistas na faixa de areia das praias do Rio serão autorizados somente na 3ª fase de liberação das atividades, que está prevista para começar no próximo dia 01/07.

Segundo a Prefeitura do Rio, desde o início oficial da quarentena, no dia 18/03, equipes da Vigilância Sanitária da Guarda Municipal e das secretarias de Ordem Pública e de Fazenda já realizaram 28.305 inspeções, e 20.568 estabelecimentos foram fechados.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Apesar da proibição e do risco de multa, Rio já tem comércio de rua funcionando
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui