Apesar do dia Mundial do doador de sangue, os bancos de doação estão baixos na pandemia

A data é comemorada no dia 14 de junho por iniciativa da Organização Mundial de Saúde. Apenas 1,6% da população brasileira é doadora

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

De acordo com dados do Ministério da Saúde (OMS), 16 a cada mil habitantes são doadores de sangue no país, o que corresponde a 1,6% da população brasileira. Embora o percentual de doadores esteja dentro da recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), de que pelo menos 1% da população seja doadora, é necessário aumentar esse índice, estimulando que mais pessoas passem a ser doadores regulares, para manter os estoques de sangue em níveis seguros.

Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado em 14 de junho por iniciativa da OMS. Mas no contexto atual da pandemia de Covid-19, uma das muitas consequências é a queda na doação de sangue. A hemoterapeuta e gestora da Hemoterapia do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Maria Cristina Pessoa dos Santos esclarece a necessidade de manter a doação de sangue neste momento.

“As doenças continuam existindo apesar da pandemia. Além da própria Covid-19, que é um fator que é mais um desafio, continuam existindo pacientes com câncer, bebês prematuros nas Unidades de Terapias Intensivas (UTIs), gestantes que precisam de suporte para hemorragia durante o parto, pacientes crônicos, pessoas com anemia falciforme, entre outras doenças que continuam demandando cuidados médicos. Para podermos efetivar esses cuidados precisamos das doações de sangue”, explica a especialista.

O Hemorio, hemocentro do Rio de Janeiro, instituição que fornece sangue para vários hospitais – cerca de 200 hospitais no Estado do Rio, incluindo o IFF/Fiocruz – tem tido uma baixa nos seus estoques em decorrência da diminuição do número de doadores por conta da pandemia.

Advertisement

A hematologista e gestora da Hemoterapia do IFF/Fiocruz, Marcella Vasconcelos Vaena, aponta que outros períodos que também apresentam uma baixa de estoque de sangue são nas férias, festas regionais, inverno e feriados prologados.

“O processo é seguro, estão sendo adotadas todas as medidas de distanciamento social, higienização, todos os cuidados de forma que não haja nenhum prejuízo para o doador, e que ele possa fazer essa doação com o máximo de segurança”, orienta a hematologista.

As doações podem ajudar até quatro pessoas, porque cada doação de sangue pode dar origem a um concentrado de hemácias, um plasma, uma plaqueta e um crio precipitado. Marcella Mello, técnica em hemoterapia do IFF/Fiocruz, afirma que a doação é um ato de cidadania e não coloca o doar em risco

“A doação é essencial e não afeta em nada a saúde do doador, são coletados no máximo 450ml no momento da doação e a recuperação é imediata”, conta Gisele Mello.

Este é o caso de Jaqueline Moreira da Silva, auxiliar administrativa da Hemoterapia do IFF/Fiocruz, que doa sangue desde os 21 anos e sempre incentiva as pessoas a doarem também.

“Doar é um dever, você ajuda pessoas, salva vidas. Em relação a dor ou algum incômodo, isso é mito, a doação é muito tranquila, sempre com todo o cuidado necessário. Para mim é um dever quase que moral ajudar outras pessoas”, diz a doadora.

Já Luana Pompeu, paciente da Fiocruz, precisou, ao longo da gravidez, passar por 6 transfusões intrauterinas para salvar a vida da sua filha Lathifa, pois o seu Rh (sistema de grupo sanguíneo) é negativo e o da sua filha positivo. Quando isso acontece, o bebê pode gerar um problema conhecido como Doença Hemolítica Perinatal, que pode afetar o feto durante a gestação e/ou o bebê no pós-parto.

“Eu tive minha filha no IFF/Fiocruz na segunda-feira (24/5/2021), ela passou por 6 transfusões intrauterinas, mas graças a Deus ela nasceu bem. Eu só posso ser grata a equipe médica, o IFF/Fiocruz, o Hemorio, os laboratórios, pois são muitos que trabalham nessa parceria, porque é filtragem, separação, pesquisa… E foi um trabalho imenso estar aqui hoje e a minha filha estar bem, sã e salva. Estou aqui imensamente grata a todos que doaram sangue, continuem doando, vocês fazem um trabalho lindo, maravilhoso”, agradece Luana Pompeu.

A diminuição de doações na pandemia pode prejudicar o atendimento nos hospitais, afetando a realização de cirurgias e outros procedimentos. Os locais de doação podem ser encontrados no site do hemorio.

 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Apesar do dia Mundial do doador de sangue, os bancos de doação estão baixos na pandemia
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui