Após 14 dias, festas monitoradas pela Prefeitura não têm registro de casos de Covid

Entre as 42.619 pessoas totais presentes nos 9 eventos-teste, foram monitorados 54 casos suspeitos de Covid-19 e 11 confirmados

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/Instagram

Durante a divulgação do 41ª edição do Boletim Epidemiológico da cidade, na manhã desta sexta-feira (15/10), foram divulgados novos dados sobre os eventos-testes do Rio. Entre os 26 já autorizados pelo Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (Ivisa), nove já completaram (ou estão prestes a completar) o prazo de 14 dias para monitoramento do público presente, sendo seis jogos de futebol e três festas particulares. Para acessar os eventos, as pessoas precisavam estar comprovadamente testadas e vacinadas.

Nenhuma das três festas autorizadas pela Prefeitura do Rio como evento-teste registrou casos confirmados de Covid-19, até o momento.

No dia 1º de outubro, o Copacabana Palace recebeu 732 pessoas para uma comemoração de 15 anos. Foram registrados dois casos suspeitos, mas nenhum foi confirmado. No dia seguinte, o Copa Palace voltou a abrigar mais 573 para uma festa de 15 anos. Duas pessoas tiveram sintomas, mas novamente nenhuma testou positivo. No mesmo dia, no Alto da Boa Vista, o ‘Lucce Party’, evento de música eletrônica, contou com 798 presentes. Houve apenas um casos suspeito, sem nenhum confirmado durante os 15 dias seguintes.

Depois de cada um dos nove eventos, a Vigilância em Saúde acompanhou o público presente quanto à notificação de sintomas gripais pelos 14 dias seguintes. Entre as 42.619 pessoas totais, foram monitorados 54 casos suspeitos de covid-19 e 11 confirmados. Todos tinham pelo menos uma dose do esquema vacinal e apresentaram apenas sintomas leves.

Advertisement

As partidas de futebol registraram taxas de incidência de menor do que o Município do Rio: em duas delas (Vasco x Goiás, e Botafogo x Avaí) esse índice foi três vezes menor; em um (Botafogo x Sampaio Corrêia), cinco vezes menor; em duas (Flamengo em jogos contra Grêmio e Barcelona de Guayaquil), seis vezes menor. Já o jogo entre Vasco e Cruzeiro atingiu uma taxa de incidência 106 vezes abaixo do que a registrada na cidade naquela data.

Quanto às festas particulares – dois aniversários e um casamento -, esse indicador ficou entre 1,6 e 2 vezes menor do que no Município.

Covid sob controle na cidade

O secretário de Saúde do Rio, Daniel Soranz, afirmou que a situação da Covid-19 está sob controle na cidade.

Cada vez mais, a gente tem segurança de que a Covid está sob controle na cidade do Rio. Temos uma cenário epidemiológico favorável. Inclusive, hoje, o estado do Rio também está em situação favorável. Mas isso não quer dizer que vamos relaxar no combate à doença”, disse.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Após 14 dias, festas monitoradas pela Prefeitura não têm registro de casos de Covid
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui