A Praça da Apoteose, local conhecido pelos desfiles das escolas de samba no carnaval carioca, abre as portas para o Festival Arraiá do Rio Junino nos dias 10 e 11 de agosto. Semelhante ao formato adotado no carnaval, as quadrilhas juninas profissionais participantes do evento se apresentam em uma mostra competitiva e são submetidas à classificação. A equipe campeã recebe o direito de participar do Campeonato Brasileiro de Quadrilhas Juninas, realizado pela Confederação Nacional de Quadrilhas Juninas (CONAQJ), representando o estado do Rio de Janeiro.
O evento teve três etapas eliminatórias pela cidade ao longo do mês de julho. Os bairros de Jardim Sulacap, Bangu e Barra da Tijuca receberam a mostra competitiva, as apresentações musicais, espaço kids com brinquedos infláveis e a feira gastronômica de comidas típicas juninas. Além das apresentações competitivas, a grande final do festival recebe quadrilhas de Brasília, Espírito Santo e Pernambuco.
A última etapa começa com as apresentações das quadrilhas juninas profissionais no sábado, 10 de agosto. No domingo, dia 11, as quadrilhas profissionais iniciam o segundo dia do concurso para eleger a equipe campeã do estado do Rio de Janeiro.
Animando o público nos intervalos das apresentações das quadrilhas juninas, sobem ao palco a cantora Amelinha, no sábado, e o grupo Clareou, no domingo.
A entrada para o evento será entre os setores 11 e 12, entre as ruas Salvador de Sá e Frei Caneca.
- Serviço
- Grande Final – Arraiá do Rio Junino 2024
- Data: 10 e 11 de agosto
- Horário: 14h às 00h
- Local: Praça da Apoteose
- Endereço: Rua Marquês de Sapucaí, 36 – Santo Cristo, Rio de Janeiro – RJ (entrada entre os setores 11 e 12, entre as ruas Salvador de Sá e Frei Caneca)
- Como participar: Entrada – 1kg de alimento não perecível
- Classificação: Livre