Após ação do Procon, Ipiranga muda campanha publicitária em todo o país

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Grupo Ipiranga Produtos de Petróleo S.A. assinou um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Procon Estadual do Rio de Janeiro, alterando assim a campanha publicitária com o slogan “Abastece Aí”. Segundo os fiscais da entidade, a mensagem veiculada nos postos do grupo induzia os consumidores ao erro.

A ação de fiscalização do Procon que gerou este TAC foi baseada em denúncia de um consumidor. Ao abastecer em um posto Ipiranga, um aposentado percebeu que o preço da gasolina era diferente do anunciado no enorme cartaz que o chamou sua atenção para utilizar aquele estabelecimento. O funcionário explicou, no entanto, que a oferta era apenas para clientes que efetuassem a compra de combustível através do aplicativo “Abastece Aí”, que faz parte do programa de fidelidade “Km de Vantagens Ipiranga”.

O consumidor não tinha conhecimento de forma clara, precisa e ostensiva de quanto de fato deveria pagar de gasolina ou etanol se não usasse o aplicativo. A fiscalização então realizou a Operação Ilusão de Ótica e notificou 10 dos 15 postos vistoriados por propaganda enganosa.

Com o TAC assinado, além de adequar a publicidade da campanha em todo o país, o Grupo Ipiranga se comprometeu em apoiar o Procon Estadual do Rio oferecendo cursos de capacitação e equipamentos para os fiscais do órgão. Este foi o primeiro Termo assinado pelo nova gestão do Procon-RJ, iniciada este ano com o novo governo.

Advertisement

De acordo com a Diretoria Jurídica do Procon-RJ, este novo material publicitário esclarece o consumidor de forma satisfatória sobre o produto ofertado pelo aplicativo e sobre o seu valor, se for adquirido de forma tradicional. “A Atitude da empresa demonstrou a preocupação e o respeito que ela possui pelos consumidores”, afirmou o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho.

Além da adequação do material publicitário, o TAC estabelece que o Grupo Ipiranga oferecerá gratuitamente aos fiscais do Procon Estadual um curso técnico com certificado no laboratório da empresa e o fornecimento de equipamento adequado à realização de testes para verificar se o combustível está ou não adulterado. O Grupo Ipiranga também fornecerá dois automóveis em comodato ao Procon-RJ, pelo prazo de um ano, para auxiliar os fiscais nas ações de vistoria.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Após ação do Procon, Ipiranga muda campanha publicitária em todo o país
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Pagaram e não foram autuados por propaganda enganosa.
    É assim que a impunidade avança…
    Vergonhoso!
    Procon é tão bonzinho, né?

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui