Após antecipação de feriados, o que abre e o que fecha nas datas desta semana?

Como houve a antecipação dos feriados, a maior parte dos serviços terá funcionamento normal

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Comércio do Saara - Foto: Marcos Serra Lima/G1

Os feriados de Tiradentes, nesta quarta-feira (21/04), e São Jorge, na sexta-feira (23/04), foram antecipados para os dias 29 e 30 de março durante a pausa emergencial, que foi popularmente chamada de “superferiado”, como medida para conter a transmissão da Covid-19. Por conta disso, maior parte dos serviços terá funcionamento normal.

Confira o funcionamento de cada serviço:

Metrô

O MetrôRio informou que vai operar com horários normais de dias úteis. Nos dois dias, a linha 2 funcionará entre Pavuna e Botafogo, com transferência entre as linhas 1 e 2 no trecho compartilhado de Central até Botafogo. As linhas 1 e 4 manterão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico. 

As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental – Gávea e Botafogo – Gávea) também seguirão os horários de rotina, das 5h às 23h30. 

Advertisement

É importante ressaltar que a operação do MetrôRio segue em pleno funcionamento nas três linhas e com todas as estações abertas para atender à população.

SuperVia

A Supervia também vai operar com grade de dias úteis nos dois dias. Como há previsão de redução na quantidade de clientes nestes dias, haverá alterações pontuais nos intervalos conforme a demanda de clientes na operação dos ramais Japeri e Santa Cruz.

Excepcionalmente nestes dias, as viagens especiais da parte da tarde/noite com destino às estações Campo Grande e Nova Iguaçu não serão oferecidas, ou seja, todas as viagens iniciadas na Central do Brasil terão como destinos finais os terminais Santa Cruz e Japeri.

Na quinta-feira (22/04), a operação segue conforme os dias úteis em todos os ramais e extensões, sem alterações.

BRT

O BRT Rio informou que, durante os dias de feriado, o funcionamento dos serviços ocorrerá normalmente, incluindo os serviços eventuais de ônibus convencionais.

Barcas

O serviço de barcas no Estado do Rio também irá operar com a grade de dias úteis nos dias 21 e 23 de abril. Na linha Arariboia, as travessias acontecerão a cada 30 minutos, das 5h30 às 9h30, e das 16h às 19h. Já nas linhas Paquetá, Cocotá e nas linhas da DivSul (Mangaratiba-Ilha Grande e Angra dos Reis-Ilha Grande), as viagens irão ocorrer conforme disponível no site da concessionária.

VLT

O VLT Carioca informou que a operação do sistema será normal nas linhas 1, 2 e 3 entre os feriados de Tiradentes e São Jorge, de 21 a 23 de abril. O horário de funcionamento será o mesmo dos dias úteis, das 6h à meia-noite, e os intervalos irão seguir o padrão de dias úteis – de 7 minutos nos horários de pico.

Saúde

As equipes envolvidas na campanha de vacinação da Covid-19 e no atendimento de sintomáticos trabalharão normalmente. Os centros municipais de saúde e as clínicas da família funcionarão das 8h às 17h, exclusivamente para a vacinação contra a Covid-19, conforme calendário divulgado.

As Unidades de Urgência, Emergência e de Internação, como Unidade de Pronto Atendimento, Hospitais, e unidades 24 horas da rede municipal de saúde – UPAs, hospitais e centros de emergência regional (CERs) – vão funcionar ininterruptamente.

Comércio

A Fecomércio RJ informou que, em função da antecipação dos feriados, as atividades essenciais que precisaram funcionar no fim de março terão os feriados nos dias 21 e 23 de abril. As atividades não essenciais que tiveram os feriados antecipados poderão funcionar normalmente nessa quarta e sexta-feira.

Bancos

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), no Dia de Tiradentes, por ser feriado nacional, não haverá expediente em nenhuma agência bancária, mesmo onde o dia da celebração foi antecipado. Na sexta-feira, também não haverá expediente nas agências bancárias do Rio.

As áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, bem como os canais digitais e remotos de atendimento, como internet e mobile banking.

Escolas da rede municipal

As escolas terão funcionamento normal. A Secretaria Municipal de Educação (SME) havia anunciado que nesta quarta-feira iria reabrir 301 unidades escolares e mais 63 na quinta-feira. Além disso, nestes dias, a rede irá retomar o plano de volta às aulas: além de crianças da pré-escola, 1º ano e 2º ano que já haviam voltado ao presencial, estudantes do 3º ano, 4º ano , 5º ano e 6º Ano Carioca poderão voltar às salas.

Órgãos da prefeitura

A Prefeitura do Rio, suas secretarias, órgãos e empresas municipais irão funcionar normalmente nos dias 21 e 23 de abril.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Após antecipação de feriados, o que abre e o que fecha nas datas desta semana?
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui