Após aumento, conta de luz vai cair 2,30%; CPI no setor é instaurada

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

No último dia 12/03, os moradores do Rio de Janeiro receberam a péssima notícia de que a conta de luz subiria 11,12%. Já nesta terça-feira, 26/03, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou uma redução média de 2,30% para as tarifas de clientes da Light, amenizando, mas nem tanto, o aumento – que segue acima da inflação.

A Light atende a cerca de 11 milhões de habitantes em 32 municípios do Rio de Janeiro, incluindo a capital.

A Enel Rio também terá uma diminuição (de 1,92%, depois de subir 9,7% neste mês). A empresa atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, incluindo a grande Niterói, região dos lagos e norte fluminense. São cerca de 6 milhões de consumidores atendidos pela empresa.

Na última quarta-feira, 20/03, a Alerj instalou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar irregularidades na prestação de serviço das concessionárias de energia elétrica Light e Enel.

Advertisement

A CPI da energia, responsável pelas investigações, será presidida pela deputada Zeidan (PT), e terá a vice-presidência do deputado Jair Bittencourt (PP) e a relatoria do deputado Max Lemos (MDB).

Durante o trabalho, serão ouvidos os representantes das empresas e seus trabalhadores e da população atendida. Também compõem a comissão os deputados Bruno Dauaire (PRP), Fábio Silva (DEM), Jorge Felippe Neto (PSD) e Mônica Francisco (PSol), como membros efetivos; e Dionísio Lins (PP) e Gustavo Schmidt (PSL), como suplentes.

“A população tem inúmeras reclamações em relação a essas empresas, seja em relação ao próprio fornecimento da energia, à prestação de serviços técnicos ou até mesmo à cobrança feita por elas. Por exemplo, mesmo com a Lei Estadual 8.234, de 2018, ainda é feita a cobrança por estimativa, o que é proibido”, afirmou Zeidan.

Enel e Light figuram abaixo das 20 primeiras posições no ranking nacional de Desempenho de Continuidade feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em 2017.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Após aumento, conta de luz vai cair 2,30%; CPI no setor é instaurada
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui