Considerada a via com o aluguel comercial mais caro do Rio, e um dos mais altos do país, a Rua Garcia D’Ávila, em Ipanema, dá um respiro aliviado após suscetíveis baixas em seu portfólio de luxo. Localizada no chamado “Quadrilátero do Charme”, área mais valiosa do setor imobiliário do bairro, a via perdeu, em um curto período de pouco menos de um mês, cerca de seis lojas, incluindo a Louis Vuitton, Schutz, Cia Marítima, Valisere e Body For Sure. Além disso, foi anunciado o fechamento, até o final do ano, da grife Hermès, que ocupa um casario histórico na esquina com a Rua Redentor.
O aluguel altíssimo, aliado à baixa na economia do Rio, foram apontados por especialistas como alguns dos critérios para a saída dessas marcas de luxo. Para muitos, não é mais vantajoso manter várias unidades dessas lojas na cidade. Boa parte dessas grifes já está presente no VillageMall, o que acaba tornando desnecessário continuar com presença em Ipanema.
‘Cria’ do bairro investe na Garcia
Para o alívio dos lojistas que ainda acreditam no potencial da região, uma marca que nasceu no bairro segue investindo na via. A Farm, que surgiu em uma edição da Babilônia Feira Hype no final dos anos 90 e abriu sua primeira loja na Visconde de Pirajá, está com obras avançadas para ocupar o antigo prédio do Colégio PH, ao lado da Granado. O colégio, que estava localizado na Garcia há 25 anos, transferiu suas atividades para o Jockey Club da Gávea.
O grupo Azzas 2154, controlador da Farm é praticamente “dono” do setor no bairro, com diversas outras marcas sob sua administração nas redondezas. Esta será a terceira filial da Farm em Ipanema, mas com um conceito inovador. A nova loja não será voltada apenas para o vestuário, mas também para acessórios e itens de estilo de vida. O projeto, intitulado de Farm ETC, inclui uma ampla gama de produtos, como mochilas, garrafas, pranchas de surfe, bicicletas elétricas, skates, capas para celular e mais de 250 itens, buscando criar uma experiência completa para os clientes. Quase uma espécie de loja de departamentos.
A inauguração está prevista para agosto, com um projeto arquitetônico completamente novo e diferenciado. O grupo tem grandes planos para o futuro, com a expectativa de abrir até 100 lojas ETC nos próximos quatro anos no país.