A Rua Garcia D’Ávila, uma das mais disputadas de Ipanema e referência no comércio de alto padrão do Rio, está prestes a passar por uma grande transformação. A Associação Comercial de Ipanema encaminhou à Prefeitura um projeto de revitalização que pretende modernizar a via, ampliando os espaços para pedestres e reforçando sua posição como centro de luxo na cidade.
A proposta prevê a eliminação do estacionamento nos dois lados da rua, criando calçadões para melhorar a circulação de pedestres e a experiência dos consumidores, enquanto o tráfego de veículos continuará permitido. Segundo informações divulgadas pelo O Globo, o custo das obras será bancado pelos próprios comerciantes e parceiros, sem utilização de recursos públicos. Além disso, o plano inclui a contratação de segurança privada para aumentar a vigilância e a sensação de segurança na região.
“Queremos dar um upgrade na Garcia D’Ávila, para que se transforme na principal rua de comércio de luxo do Rio”, afirma Carlos Monjardim, presidente da Associação Comercial de Ipanema.
Quadrilátero do Charme
A Garcia D’Ávila está localizada no miolo do chamado Quadrilátero do Charme, área que compreende um perímetro entre a Rua Maria Quitéria, o Jardim de Alah, a Lagoa Rodrigo de Freitas e a orla. O trecho é reconhecido por sua exclusividade e por abrigar algumas das lojas mais sofisticadas do país, além de hotéis, restaurantes, galerias de arte, livrarias e salões de beleza.
Recentemente, a região registrou algumas baixas no comércio, mas segue correndo atrás do prejuízo. Nesta semana, a venda de lotes pertencentes à Família Stern para a construção de um prédio corporativo – fruto de uma parceria entre a SIG e o fundo Opportunity – reforçou os feitos para a valorização da rua.