Foto: Fabio Motta / Prefeitura do Rio

Neste sábado (12/06), a pista de mountain bike do Parque Radical de Deodoro foi reinaugurada após passar cinco anos fechada. O processo de reativação contou com uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Esportes, a Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj) e a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb).

A Comlurb começou a recuperar o local em maio. Além da limpeza geral, foi realizado serviço de roçada em um trecho de cinco quilômetros de extensão. A companhia contou com dez garis, diariamente, que utilizaram dois sopradores, quatro ceifadeiras e duas motosserras.

Segundo o Secretário Municipal de Esportes do Rio de Janeiro, Guilherme Schleder, os atletas poderão utilizar o espaço com criatividade e segurança: “Desde o início do ano tenho visitado todos os espaços que a Secretaria de Esportes tem para cuidar. E esse aqui, o Parque Radical de Deodoro, é muito especial, encanta a qualquer um. Realizamos um trabalho árduo para que ele funcionasse com segurança, e isso contou com a equipe da secretaria, da Comlurb, um grupo de voluntários e os ciclistas. É muito gratificante ver esse resultado”.

O novo traçado terá 4km, um a menos que o original usado na Olímpiada Rio-2016. Para o presidente da Fecierj, Adayr Aparecido Souza, o Touché, a reinauguração será muito importante para os amantes da modalidade:

Tiramos do traçado a parte que era do Exército, que corresponde a 20% da pista. Redesenhamos e vamos montar a logística de largada dentro do Parque, onde tem banheiros. Vamos enfeitá-la e deixá-la pronta para os atletas treinarem. O que perdemos em cima, colocamos para dentro do parque. Acho que o circuito vai ficar até mais bonito do que o olímpico, porque nos Jogos havia uma estrutura muito grande, com largada fora do parque. Teremos uma logística boa, para o MTB brasileiro é um marco“, disse.



Toda manhã o resumo do Rio de Janeiro

Larissa Ventura

Jornalista, radialista e produtora de conteúdo, apaixonada por cultura, turismo e pelo Rio

1 COMENTÁRIO

  1. Oi Larissa, que matéria legal – porque a gente que mora no Rio nem sabia que tinha esta pista… :))) Inclusive tenho que falar baixinho pro meu filho adolescente nao escutar – se ele souber que tem a pista vai me pegar pra Cristo, transportar as bikes dele e dos amigos… Só faltou dar o serviço (endereço, horários etc). Mas é muito bom saber que tem este espaço, grata pela inf.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui