Após incêndio, secretárias de educação e saúde de Itaguaí não estão realizando atendimento no local

O fogo começou na manhã desta segunda-feira e foi controlado pelo Corpo de Bombeiros

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução redes sociais

Na manhã desta segunda-feira (10/02), aconteceu um incêndio que atingiu um prédio público onde funcionam as secretarias de Saúde (no terceiro andar) e Educação (no segundo) da Prefeitura de Itaguaí. Ainda não há informações sobre as causas. Não houve vítimas.

De acordo com uma nota da Prefeitura interina de Itaguaí, os servidores notaram o começo do incêndio quando chegaram para trabalhar, às 7h, e chamaram o Corpo de Bombeiros. Segundo informações preliminares, o incêndio atingiu a sala do setor de compras e se estendeu para as salas vizinhas.

O fogo foi controlado pelos bombeiros por volta das 8h30.

A nota completa da Prefeitura interina de Itaguaí informou que “um incêndio atingiu o prédio público que abriga as secretarias de Saúde (no terceiro andar) e Educação (no segundo), na Avenida Prefeito Isoldackson Cruz de Brito, 18.745, no bairro Vila Margarida. O fogo começou em uma das salas da Secretaria de Saúde na manhã desta segunda-feira (10). Os servidores notaram o começo do incêndio quando chegaram para trabalhar, às 7h, e chamaram o Corpo de Bombeiros imediatamente. Segundo informações preliminares, o incêndio atingiu a sala do setor de compras e se estendeu para as salas vizinhas. A Secretaria de Educação não foi atingida. O fogo foi debelado pelos bombeiros por volta das 8h30. Não há informações ainda sobre as causas do incêndio. Não houve vítimas. Até segunda ordem, não haverá atendimento à população no local”.

Comando da cidade de Itaguaí aguarda decisão da Justiça

Desde o início deste ano, a Prefeitura de Itaguaí é comandada de forma interina, pois a candidatura de Dr. Rubão, eleito nas urnas com 29 mil votos, aguarda o julgamento.

Em 2020, Rubão era o presidente da Câmara de Vereadores de Itaguaí e assumiu o cargo de prefeito após o impeachment do então ocupante do cargo, Carlo Busatto Júnior, o Charlinho, e do vice. Depois, em eleição, ele foi eleito como prefeito.

A 105ª Zona Eleitoral entendeu que Dr. Rubão exerceria o terceiro mandato consecutivo, o que é proibido pela Constituição.

A defesa do candidato argumenta que, em 2020, ele assumiu o cargo interinamente e, por isso, a vitória em seguida não deveria ser considerada como reeleição.

Nomeações polêmicas nas secretarias de saúde e educação

O prefeito interino de Itaguaí, Haroldinho Jesus, nomeou o irmão, Luís Roberto Jesus Segundo como secretário de saúde. E a tia, Zélia Maria Correia, para comandar a para da educação. As nomeações renderam críticas no município.

Sobre as duas nomeações, a gestão interina respondeu que “Luís Roberto Jesus Segundo, o atual secretário de Saúde de Itaguaí, é formado em Medicina e é Bacharel em Administração, ambas as titulações obtidas na Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Ele atuou como Clínico Geral no Hospital Municipal São Francisco Xavier, em Itaguaí, de janeiro a dezembro de 2024; e de novembro de 2023 a dezembro de 2024 foi Clínico Geral na unidade Estratégia da Saúde dos bairros Leandro e Coroa Grande. O secretário possui qualificação e experiência compatíveis com o cargo que exerce no momento. O fato do secretário ser irmão do prefeito interino Haroldo Jesus contribui apenas para que o pré-requisito de confiança que o cargo exige seja contemplado.

Zélia Maria Correia, secretária de Educação, tem qualificação compatível com o cargo. Ela foi funcionária do município por muitos anos, diretora de escola, subsecretária de Educação do município, diretora do departamento de Educação e esteve na equipe que ganhou um prêmio da Unesco em Educação em 1998. Ela atuou como diretora da escola intercultural Brasil-Japão – da rede pública do Estado do Rio de Janeiro – por 17 anos. É é formada em Ciências Sociais e pós-graduada em Gestão Escolar.

O parentesco do secretário e da futura secretária não significam favorecimento ou nepotismo, pois essas escolhas em pastas essenciais baseiam-se em critérios de qualificação e experiência profissional”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Após incêndio, secretárias de educação e saúde de Itaguaí não estão realizando atendimento no local

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui