Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, é interditada e corre risco de desabamento

Centro cultural administrado pela Funarj passou por vistoria técnica após queda de parte do teto; laudo aponta risco com uso da varanda e libera uso provisório da sala de exposições

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
Casa de Cultura Laura Alvim

A Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, está operando sob atenção redobrada após um laudo técnico da Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj) apontar problemas estruturais no imóvel na Avenida Vieira Souto. A análise foi feita depois do desabamento de parte do reboco do teto da sala de exposições, localizada no segundo pavimento. Segundo o jornal O Globo, a casa segue funcionando de forma provisória.

De acordo com o documento, há exposição parcial das ferragens da laje, mas sem sinais de cisalhamento ou deformações que configurem risco imediato de colapso. Ainda assim, os engenheiros responsáveis chamam atenção para a varanda do terceiro andar, que, se utilizada, pode provocar sobrecarga em uma estrutura já fragilizada por infiltrações antigas e recorrentes.

Como medida emergencial, foi realizada a substituição do forro original, de drywall, por placas de PVC, material mais leve. A troca permitiu a reabertura provisória da sala de exposições por até 30 dias, período condicionado a novos monitoramentos técnicos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail

3 COMENTÁRIOS

  1. Sim, merece a atenção que parece não ter recebido. Desejo muito que a situação não leve ao desmonte da Casa e, ainda, a sua venda/doação para uma das construtoras que estão ‘acabando de acabar’ com Ipanema.

  2. A casa é de 1909. Foi construída em cima das ruínas de outra casa, construída, por sua vez, sabe-se lá quando. Com a falta de água daquele princípio de século, é possível que tenham batido o cimento com a água salobra dos poços da região. Repensando sobre esse assunto, hoje, não consigo imaginar como a casa não ruiu até hoje. Dona Laura permitiu que fizessem aquela vigas de concreto, sessenta anos depois, alicerçadas sobre uma casa sem estrutura para suportadas. E ainda colocou um telhado gigantesco em cima…

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui