Cantor e compositor Ronaldo Barcellos lança single “Vê se me quer” em todas as plataformas digitais. Foto: Cris Vicente

Formado em jornalismo, com uma extensa carreira na música, o fluminense Ronaldo Barcellos tem mais de 1.000 músicas compostas e quase 600 gravadas. E ele não parou por aí. Com 68 anos e mais de 50 de carreira, certa vez Barcellos ouviu de um jovem produtor após sua participação no programa The Voice + (muito desinformado, diga-se de passagem), que ele era corajoso por começar na música a essa altura da vida.

Ronaldo confessa que foi difícil ouvir tal desinformação, mas deu força para ele seguir em frente: “Isso me deu ainda mais vontade de voltar a cantar e a compor!”. Ainda bem! De lá pra cá foram escritas mais de 20 músicas e nesta sexta (10) ele lança em todas as plataformas digitais o single Vê se me quer, composta em parceria com sambista salgueirense Fred Camacho, com arranjo de Paulo Calasans.

Barcellos foi destaque na primeira edição do The Voice +, quando cantou a música Cada Um Cada Um (A Namoradeira) e todos os técnicos viraram as cadeiras para ele. A primeira a se apaixonar foi Cláudia Leitte, que comentou: “Nossa, parece que você tá cantando uma música sua e não do Cláudio Zoli (artista que gravou a canção)“. Ronaldo respondeu, “A música é minha, fiz na década de 80 e ela paga minha conta de luz até hoje“. Claudinha foi a escolhida como técnica, mas infelizmente Ronaldo não foi até a final, em compensação conquistou um novo público.

Ronaldo lança música em parceria com o salgueirense Fred Camacho. Foto: Divulgação

Ao longo da carreira Ronaldo fez parceria com diversos compositores como Moacyr Luz, Xande de Pilares, Lincoln Olivetti, Antônio Marcos e tantos outros. Nos anos 90 teve suas músicas gravadas por inúmeros grupos de pagode como Molejo, Raça Negra, Exaltasamba, Só Pra Contrariar, Negritude Júnior, Só Preto Sem Preconceito, Pirraça e Karametade. Quem não conhece as músicas Feliz Aniversário, Cilada, Paparico? E ainda teve músicas de sua autoria gravadas por cantores e intérpretes de todas as gerações como Maria Rita, Mart’nália, Mumuzinho, Diogo Nogueira, MC Biel, Pedro Mariano, Claudio Zoli, Tim Maia e Arlindo Cruz.

Embora tenha no currículo uma longa passagem pelo mundo do pagode, Ronaldo compôs e gravou grandes sambas para Elza Soares, Alcione, Arlindo Cruz, grupo Fundo de Quintal e Zeca Pagodinho. Parceiro do antológico maestro Lincoln Olivetti, fizeram vários temas de novelas como Kitch Zona Sul, gravado por Ronaldo Resedá na novela Dancing Days, músicas gravadas por Tim Maia, Wilson Simonal e Júlio Iglesias. Como backing vocal gravou com Sérgio Mendes, Roberto Carlos, Milton Nascimento, Júlio Iglesias, Chitãozinho e Xororó, Ivan Lins, Fagner, Maria Bethânia, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila e Simone.

O artista ainda viajou o mundo com Gilberto Gil na turnê O Luar. No universo do Carnaval, ganhou o samba-enredo e foi estandarte de ouro em 2017 pela Beija-Flor com Iracema, a Virgem dos Lábios de Mel, e deu voz, inclusive, a desenhos animadosjaponeses, que faziam enorme sucesso nos anos 80, como Jiraya, Giban e Lion Man. Enfim, um artista completo. Confira o novo clipe de Ronaldo:

Ficha técnica:

Canção: Ronaldo Barcellos e Fred Camacho
Arranjo e teclados: Paulo Calasans
Violão: Marcos Arcanjo
Baixo: Claudio Rosas
Bateria: Felipe Alves
Metais:
Sax:
Marcelo Martins
Trompete: Jesse Sadock
Trombone: Rafael Rocha
Vocais: Jussara Lourenço e Ronaldo Barcellos
Mixagem: Marcelo Saboia

Formada em cinema e jornalismo. Também trabalha como assessora de imprensa, locutora e repórter de TV. Escreve em sites e blogs desde 2002. Passou pelas redações do Jornal do Brasil e O Dia. Em 2012 fundou o blog Bonde da Bardot, sobre animais e meio ambiente.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui