Nos dias 16 e 17 de outubro, o recém-inaugurado hotel Fairmont, em Copacabana, recebe o Apresenta Rio Summit, uma realização da Associação de Promotores de Eventos do Setor de Entretenimento e Afins, que reunirá os grandes players  da indústria do entretenimento do Rio de Janeiro. Serão dois dias de conferência, totalizando 16 horas de muito networking e conhecimento sobre esta indústria que é um dos principais vetores de atração de turistas, geração de empregos e investimentos na economia do estado. Os fóruns terão a participação de convidados especiais e empresários influentes do setor como Duda Magalhães, Abel Gomes, Nelson Drucker, Milena Palumbo, Vilma Lustosa e Alan Adler.



Siga nossas redes e assine nossa newsletter, de graça

Jornalismo sério, voltado ao Rio de Janeiro. Com sua redação e colunistas, o DIÁRIO DO RIO trabalha para sempre levar o melhor conteúdo para os leitores do site, espectadores dos nossos programas audiovisuais e ouvintes dos nossos podcasts. O jornal 100% carioca faz a diferença.

O Summit irá abordar temas como oportunidades de negócios, desafios e tendências do setor de entretenimento, além de questões como licenciamento e desburocratização, leis de incentivo e tributos.

O primeiro Apresenta Rio Summit será um desafio e promete entrar para o calendário anual da cidade. Serão dois intensos dias de programação que acreditamos que irá provocar o interesse dos empresários e representantes do setor público, por oferecer uma vasta agenda de conteúdos e encontros, num ambiente construído pelo próprio setor e para o seu próprio mercado. A presença de grandes personagens do setor vai agitar o Fairmont e transformar o espaço num grande fórum, onde esses players estarão juntos em um ambiente de debates, propostas, confraternização, negócios e muito relacionamento”, afirma Pedro Guimarães, diretor presidente da Apresenta Rio.

Com pouco mais de um ano de lançamento, a Apresenta Rio é formada atualmente por uma rede de mais de 150 associados e é reconhecida pela atuação nas principais causas do setor. Devido a sua grande representatividade, tem buscado o diálogo franco com as instituições, o que tem permitido avanços significativos em questões polêmicas, mas relevantes à indústria, como as Leis de Incentivos Fiscais municipais, estaduais e federais. Atua também em outras discussões técnicas que vão desde as questões trabalhistas até a apresentação de sugestões para melhorar as rotinas de licenciamento dos eventos e garantir uma efetiva segurança jurídica empresarial.

Além disso, a busca da associação pela redução das altas taxas e tributos que impactam no desenvolvimento do entretenimento, assim como uma constante procura pela melhor maneira de se relacionar com todos os atores do seu mercado e do setor público, tem propiciado promover, cada vez mais, um melhor ambiente de negócios.

A realização da Apresenta Rio Summit em 2019 é muito simbólica, especialmente pelo pouquíssimo tempo de lançamento da associação, fundada em julho de 2018. Nesse curto período, conseguiu reunir os principais players deste mercado. O setor de entretenimento foi finalmente compreendido como vetor vital do desenvolvimento econômico do Estado do Rio de Janeiro. E o Summit tem importância simbólica, que é justamente debater as melhores práticas e aspectos que a indústria precisa desenvolver, além da possibilidade de estabelecer diálogos constantes com o setor público. É o ponto de encontro de toda a comunidade do entretenimento ao vivo, e o momento mostra a maturidade que o setor atingiu nos últimos anos e a relevância com que deve ser encarado por toda a sociedade“, diz Duda Magalhães, empresário e Presidente do Conselho de Administração da Apresenta Rio.

Entre as principais conquistas da Apresenta Rio estão: nova lei de incentivos fiscais para cultura e esporte no âmbito do estado e apoio à criação da nova lei municipal do esporte; novos decretos que permitiram o diferimento do ICMS cobrado sobre produtos vendidos por expositores de outros estados; a implementação da redução da alíquota para o setor alimentos e bebidas em todas as suas receitas tributáveis; a renovação dos convênios do CONFAZ em apoio às políticas públicas de incentivos; e a apresentação da proposta de integração digital dos processos de licenciamento dos eventos.

O entretenimento é o novo turismo e esperamos mostrar que é uma atividade de enorme impacto na economia, na atração de investimentos, na geração de empregos e na arrecadação de impostos para o setor público. Possibilita incrível acesso ao lazer e aos negócios como forma de promoção de experiências únicas e inesquecíveis e ainda na oferta de diversas novas oportunidades. É uma indústria que movimenta milhões e impulsiona fortemente o turismo em todo o estado e nas suas regiões de influência. O caminho do desenvolvimento econômico é o turismo!”, finaliza Pedro. 

Programação:

Dia 16

Licenciamento – 10h55
Milena Palumbo, diretora regional da GL Events
Gabriela Lobato Martins, CEO da BR Marinas
Robert Guimarães, diretor da Babilônia Feira Hype
Roberta Coelho, CEO da Game XP
Octavio Fagundes, sócio do Grupo Privilége
Bernardo Amaral, sócio da K7A4 Produções (mediador)
Cristiano Botinha, sócio da agência V3A (coordenador do painel)

Licenciamento Autoridades Públicas – 11h40
Manoel Vieira Gomes Junior, superintendente do Iphan/RJ
Carlos Augusto Rodrigues Santos, coordenador SPU/ RJ
Roberto Robadey, secretário de Estado da Defesa Civil e Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do RJ
Felipe Michel, secretário de Eventos da Cidade do Rio de Janeiro
Raphael Gonçalves, subsecretário de promoção de eventos da cidade do Rio de Janeiro

Almoço

Incentivos – 14h25
Patrícia Moreno, sócia da RKF Consultoria
Vilma Lustosa, diretora do Festival do Rio
Marcia Dias, diretora da Buenos Dias
Fabiana Costa, diretora da Baluarte Cultura
Roberta Kelab, diretora geral da Backstage Rio Produções (mediadora)
Alan Adler, presidente da IMM – Esporte e Entretenimento (mediador)
Pedro Monteiro, sócio da Effect Sport (coordenador do painel de incentivos)

Incentivos autoridades públicas – 15h10
Cel. Marco Aurélio Araújo, secretário especial adjunto da Secretaria Especial de Esporte do Governo Federal
Rodrigo de Castro, subsecretário executivo de eventos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro
Adolpho Konder, secretário municipal de Cultura do Rio de Janeiro
Felipe Bornier, secretário de Estado de Esporte Lazer e Juventude do Rio de Janeiro

Tributos – 16h40
Daniel Rocha Maia, sócio do escritório MZ Advogados
Antonio Carlos de Sá, sócio do escritório Sá/ Vieira/ Britto/ Advogados Associados
Fernando Horta, diretor geral do Centro de Convenções Sulamérica
Eduardo Carreirão, sócio do escritório Carreirão Advogados
Claudio da Rocha Miranda, diretor geral da Brazil Music Conference (mediador)
Luis Justo, CEO do Rock in Rio (coordenador painel de Trubutos)

Tributos Autoridades Públicas – 17h25
Luiz Claudio de Carvalho, secretário de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro
César Barbiero, secretário municipal de Fazenda
Sergio Sá Leitão, ex-ministro da Cultura, coordenador do programa Rio de Janeiro a Janeiro e secretário de Estado de Cultura de São Paulo

Painel Entretenimento é o Novo Turismo – 18h55
André Dias, diretor de projetos especiais da Globo Rio
Ricardo Amaral, empresário
Abel Gomes, sócio da SRCom
Bruno Marques, CEO do Grupo Cataratas
Duda Magalhães, presidente da Dream Factory (mediador)

Dia 17

Impactos Econômicos – 10h
Luis Gustavo Medeiros Barbosa, coordenador da FGV Projetos
Alexandre Rodrigues, presidente da AgeRio – Agência Estadual de Fomento
Lucas Tristão, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro
Roberto Maciel, sócio do grupo PAX (mediador)

Conselhos e Turismo em Debate – 11h
Otávio Leite, Secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro
Paulo Jobim, Secretário especial de Turismo da Cidade do Rio de Janeiro
Antonio Florencio Queiroz, presidente da Fecomércio-RJ
Sonia Chami, presidente da Rio Convention & Visitors Bureau
Marcelo Alves, presidente da RioTur
Claudio da Rocha Miranda, diretor geral da Brazil Music Conference (mediador)
Pedro Guimarães, diretor presidente da Apresenta Rio

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui