Aprovada lei que cria grupos de prevenção à gravidez nas escolas estaduais do Rio

Foto Cleomir Tavares / Diario do Rio

As escolas estaduais do Rio de Janeiro poderão ter grupos de orientação para alunas do Ensino Fundamental e Médio sobre prevenção da gravidez na adolescência. A autorização está prevista na Lei 9.612/22, de autoria da deputada Tia Ju (REP), que foi sancionada pelo governador Claudio Castro (PL) em edição extra do Diário Oficial de quinta-feira (31/03).

De acordo com a legislação, os grupos contarão como atividade extracurricular e serão coordenados professores ou profissionais da saúde. O tema também poderá ser abordado nas disciplinas curriculares.

Cada escola estadual poderá viabilizar e alocar, de acordo com seu projeto político-pedagógico, os grupos de orientação, podendo ser utilizados instrumentos didáticos como vídeos, palestras, debates e trabalhos de grupo para o melhor aproveitamento da interação com os estudantes. A norma ainda precisa de regulamentação do Poder Executivo.

Em justificativa, a parlamentar responsável pelo projeto, aponta que o índice de gravidez na adolescência no Brasil está 50% acima da média mundial – de acordo com dados do Ministério da Saúde.

“Um dos mais importantes fatores de prevenção da gravidez na adolescência é a educação. Entendendo-se que o papel da escola é educar e formar cidadãos plenos, a criação dos Grupos de Orientação para Alunas do Ensino Médio contribuirá para tirar as nossas adolescentes do primeiro lugar nas estatísticas sobre o número de gravidez precoces, que resultam na cassação de sonhos e na maternidade sem preparo”, declarou Tia Ju.

Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui