AquaRio realiza 4ª edição da Shark Week

Com o objetivo de conscientizar os visitantes sobre a importância da conservação dos tubarões, essa edição mescla atividades presenciais e online

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Alexandre Macieira

Considerado um dos predadores mais poderosos dos oceanos, os tubarões habitam o imaginário popular e são tema da quarta edição da Shark Week do Aquário Marinho do Rio. Será um mês inteiro de comemorações com exibição de vídeos e atividades educacionais que estarão disponíveis para os visitantes de 8 a 31 de julho. 

Uma das novidades da Shark Week é a “Gruta dos tubarões”. No local, conteúdo educativo sobre as diversas espécies que existem irão agradar adultos e crianças! Os visitantes também irão se surpreender com as atividades do “AquaEduca”. De segunda à sexta, sempre às 14h, educadores e tratadores irão contar as curiosidades sobre os cuidados e pesquisa com os tubarões que vivem em seus tanques, como Donald e Gastão, representantes da espécie Mangona (Carcharias taurus), e Ritinha e Zeca, o casal de tubarões-leopardo (Stegostoma?fasciatum), entre outros. 

Ainda no âmbito educacional, o AquaRio irá mostrar às crianças — a partir de 5 anos — um pouco da rotina de um pesquisador de tubarões. Os pequenos poderão ver de perto uma réplica de um tubarão para entenderam como os profissionais fazem para identificar a espécie, medir e pesar o animal. Com isso, poderão se conscientizar sobre o risco e a conservação das diversas espécies. 

O nosso objetivo é virar a chave do medo para o amor, por esses reais dos oceanos, fazendo dos nossos visitantes verdadeiros aliados da conservação dos tubarões”, explica Patrícia Rocha, bióloga marinha e responsável pela equipe educacional do AquaRio. 

Advertisement

Edição especial online 

No dia 14 de julho, às 18h, haverá uma live especial com o biólogo marinho e gerente técnico do AquaRio, Rafael Franco. Ele esclarecerá a importâncias dos tubarões, curiosidade, os cuidados e o papel dos bons aquários na conservação das diversas espécies.  

 Novidades no circuito de visitação 

 Para os visitantes que adoram tirar fotos, o AquaRio colocará fundos instagramáveis ao longo do circuito e atividades interativas. Além disso, os mais de 3 mil animais dos 28 tanques ganharão enriquecimentos ambientais especiais. 

Próximo ao túnel do Grande Tanque Oceânico, haverá exibição de vídeos que contam os cuidados dos tubarões que vivem no AquaRio. 

 A importância da conservação dos tubarões 

 A preocupação com a conservação dos tubarões não é por acaso. Uma recente pesquisa publicada na revista Nature, em fevereiro deste ano, mostrou que as populações de tubarões e raias que vivem em alto mar diminuíram 71% entre 1970 e 2018 por causa da pesca desenfreada. Ainda segundo o estudo, para cada dez tubarões encontrados em mar aberto na década de 70, hoje há somente três. 

SERVIÇO:???? 
Aquário Marinho do Rio?? 
Praça Muhammad Ali, Gamboa (em frente aos Armazéns 7 e 8 do Porto do Rio)????????? 
Horário de funcionamento:?De segunda à sexta, das 9h às 17h (com entrada no circuito até às 16h). Aos fins de semana e feriados, das 9h às 18h (com entrada no circuito até às 17h)?? 
Ingressos:?a partir de?R$?70?? 
Informações e compra de ingressos:?www.aquariomarinhodorio.com.br

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp AquaRio realiza 4ª edição da Shark Week
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 AquaRio realiza 4ª edição da Shark Week
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui