Área de lazer no Parque da Pedra Branca passa por revitalização

A iniciativa também prevê o reflorestamento de 1,1 mil hectares de Mata Atlântica com o plantio de 2,5 milhões de mudas de espécies endêmicas do bioma

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Parque da Pedra Branca (Foto: Reprodução)

O Governo do Estado reinaugurou, neste sábado (05/06), Dia do Meio Ambiente, o núcleo Piraquara do Parque Estadual da Pedra Branca, na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, uma das maiores florestas urbanas do mundo. Fechada desde março do ano passado em virtude de uma forte chuva, a área de lazer passou por uma revitalização realizada pela Secretaria de Estado do Ambiente.

Entre as reformas feitas no local estão: dois conjuntos de equipamentos para ginástica, novos brinquedos, banheiros masculino e feminino, uma quadra de vôlei com arquibancada, bancos, mesas para piquenique e uma praça de banho no Rio Piraquara. Além disso, os muros de pedra, guarda-corpos, grades e proteção foram trocados. Houve ainda drenagem da área urbanizada.

Com a iniciativa, será reflorestada um total 1,1 mil hectares de Mata Atlântica com o plantio de 2,5 milhões de mudas de espécies endêmicas do bioma. A meta é que o Rio de Janeiro seja o primeiro estado do Brasil a cumprir o Acordo de Paris, tratado mundial que tem o objetivo de reduzir o aquecimento global.

Estamos entregando à população um equipamento que dá qualidade de vida às pessoas, dá dignidade, um local onde as crianças possam brincar de forma saudável. Falar de ambiente é falar de amor às próximas gerações“, ressaltou o governador Cláudio Castro, que plantou a primeira muda do projeto ‘Florestas do Amanhã’.

Advertisement


Fauna e flora com grande diversidade

O Parque Estadual da Pedra Branca abrange 11 bairros da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro e é uma das unidades de conservação ambiental do Instituto Estado do Ambiente (Inea), com cerca de 12.500 hectares de extensão. Nela, é possível encontrar uma fauna que reúne, entre outros animais, onça parda, jaguatirica, preguiças, tamanduás, tatus, tucanos e cotias.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Área de lazer no Parque da Pedra Branca passa por revitalização
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui