Arpoador pode virar bairro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Arpoador - Voo Panorâmico na Cidade do Rio de Janeiro - Foto: Alexandre Macieira | Riotur

Tramita na Câmara Rio o Projeto de Lei nº 475/2017, de autoria dos vereadores Carlo Caiado (DEM), Leonel Brizola (PSOL), Marcelo Arar (PTB) e do ex-vereador Alexandre Arraes, que eleva o sub-bairro do Arpoador à condição de bairro, com limites próprios, definidos a partir da subdivisão dos bairros de Copacabana e Ipanema.

O novo bairro será limitado por um polígono formado pelas Ruas Gomes Carneiro, Bulhões de Carvalho, Francisco Otaviano, Parque Garota de Ipanema, Praia do Arpoador (inclusa a Pedra do Arpoador) e Avenidas Francisco Bering e Vieira Souto (até a esquina com a Rua Gomes Carneiro).



Para os autores, a elevação do Arpoador à categoria de bairro não só corrige distorção na divisão política administrativa da cidade, como reconhece a ocupação formal da ponta leste da praia de Ipanema, iniciada no século XIX. “Desde a ocupação dos bairros de Copacabana e Ipanema, iniciada ainda no final do século XIX, e acelerada na metade do século XX, a região é chamada e conhecida como Arpoador, certamente que influenciada pela nomenclatura dada ao conjunto rochoso que existe na ponta leste da praia de Ipanema, e que ajuda também a nomear esta parte da mesma praia”, afirmam os autores.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Arpoador pode virar bairro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui