Arpoador - Voo Panorâmico na Cidade do Rio de Janeiro - Foto: Alexandre Macieira | Riotur

Tramita na Câmara Rio o Projeto de Lei nº 475/2017, de autoria dos vereadores Carlo Caiado (DEM), Leonel Brizola (PSOL), Marcelo Arar (PTB) e do ex-vereador Alexandre Arraes, que eleva o sub-bairro do Arpoador à condição de bairro, com limites próprios, definidos a partir da subdivisão dos bairros de Copacabana e Ipanema.

O novo bairro será limitado por um polígono formado pelas Ruas Gomes Carneiro, Bulhões de Carvalho, Francisco Otaviano, Parque Garota de Ipanema, Praia do Arpoador (inclusa a Pedra do Arpoador) e Avenidas Francisco Bering e Vieira Souto (até a esquina com a Rua Gomes Carneiro).



Para os autores, a elevação do Arpoador à categoria de bairro não só corrige distorção na divisão política administrativa da cidade, como reconhece a ocupação formal da ponta leste da praia de Ipanema, iniciada no século XIX. “Desde a ocupação dos bairros de Copacabana e Ipanema, iniciada ainda no final do século XIX, e acelerada na metade do século XX, a região é chamada e conhecida como Arpoador, certamente que influenciada pela nomenclatura dada ao conjunto rochoso que existe na ponta leste da praia de Ipanema, e que ajuda também a nomear esta parte da mesma praia”, afirmam os autores.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui