Arquiteta carioca concorre ao ‘Nobel de Arquitetura’

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O maior site de arquitetura do mundo, ArchDaily, listou 32 arquitetos para que seus mais de 13 milhões de leitores votem em quem deveria ganhar o Prêmio Pritzker 2019 – conhecido como “o Nobel da Arquitetura”. Entre eles está a arquiteta e urbanista Carla Juaçaba.

“A merecida indicação nos orgulha por mostrar a projeção cada vez maior dos jovens talentos brasileiros da Arquitetura e Urbanismo no exterior. E vem em momento oportuno, logo após a consagração do Rio de Janeiro, pela UNESCO, como Capital Mundial da Arquitetura em 2020, em paralelo ao 27o. Congresso Mundial de Arquitetura promovido pela União Internacional dos Arquitetos”, opina o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), Luciano Guimarães.



Entre os projetos de maior sucesso de Carla Juaçaba está o Pavilhão da Humanidade, que abrigou a Rio+20, em 2012. A estrutura da construção foi baseada em materiais acessíveis e reutilizáveis, preocupação que é levada em consideração nos demais trabalhos da arquiteta.

Advertisement

Juaçaba foi a primeira vencedora do “ArcVision – Women and Architecture”, premiação internacional que reconhece arquitetas que atuam em prol da inovação ambiental. A arquiteta também foi indicada ao “Prêmio Mies Crown Hall Americas 2018”, com a obra Casa de Santa Teresa, no Rio de Janeiro.

Em 2018, Carla Juaçaba ganhou o “AR Emerging Architecture Awards 2018”, prêmio da revista inglesa “Architectural Review”, que reconhece os jovens profissionais da arquitetura. O escritório Carla Juaçaba Studio também foi mencionado na lista dos melhores escritórios de arquitetura do mundo, idealizada pelo ArchDaily em 2018.

Na Bienal de Arquitetura de Veneza de 2018, a primeira com a participação do Vaticano, um grupo de dez profissionais foi convidado para projetar capelas. Juaçaba foi a única brasileira a compor a lista, com a capela do Pavilhão da Santa Sé.

A escolha do Prêmio Pritzker 2019 deverá ser anunciado em março. Ele é concedido anualmente ao arquiteto, ainda em vida, que cumpra os princípios de solidez, beleza e funcionalidade. Na cerimônia, que costuma acontecer em maio, o homenageado recebe US$ 100.000 e um medalhão de bronze.

Desde a criação do prêmio, em 1979, apenas dois brasileiros foram homenageados: Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Arquiteta carioca concorre ao 'Nobel de Arquitetura'
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui