Arquiteto Paulo Mendes da Rocha ganha esplanada em sua homenagem na Marina da Glória

Decreto publicado pela Prefeitura do Rio nesta quinta (27/05) cria a Esplanada Paulo Mendes da Rocha numa área entre a Marina da Glória e a Baía de Guanabara

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Paulo Mendes da Rocha - Foto: Reprodução

Foi publicado pela Prefeitura do Rio de Janeiro no Diário Oficial do Município, nesta quinta-feira (27/05), um decreto nomeando um trecho da Marina da Glória em homenagem ao arquiteto capixaba Paulo Mendes da Rocha, falecido no último dia 23/05, aos 92 anos.

O decreto nº 48906, assinado pelo prefeito em exercício Nilton Caldeira, cria a Esplanada Paulo Mendes da Rocha numa área entre a Marina da Glória e a Baía de Guanabara, uma projeção de terra que avança para o mar inserida dentro do Parque Brigadeiro Eduardo Gomes, mais conhecido como Aterro do Flamengo.

A homenagem considera a importância do referido arquiteto para a arquitetura e o urbanismo tanto no Brasil quanto no mundo. A escolha do local, vale ressaltar, leva em consideração o pensamento do urbanista, para quem ”a geografia era a primeira e primordial arquitetura”.

Paulo Archias Mendes da Rocha pertenceu à geração de arquitetos modernistas e era um dos profissionais mais premiados do país. Ele assumiu nas últimas décadas uma posição de destaque na arquitetura contemporânea, tendo sido premiado em 2006 com o Prêmio Pritzker, o mais importante da arquitetura mundial.

Advertisement

Uma década depois, isto é, em 2016, venceu o prêmio Leão de Ouro da Bienal de Veneza, na categoria arquitetura, pelo conjunto da obra. Ainda no mesmo ano, recebeu o Prêmio Imperial do Japão, um dos mais prestigiosos do mundo. Já em 2021, foi agraciado com a medalha de ouro da UIA pela obra atemporal que marcou a arquitetura.

O arquiteto é autor de projetos como o Museu Brasileiro da Escultura, o pórtico na Praça do Patriarca e o prédio do Sesc da 24 de Maio, todos em São Paulo, e o Cais das Artes, conjunto com teatro e museu construído às margens da Baía de Vitória, no Espírito Santo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Arquiteto Paulo Mendes da Rocha ganha esplanada em sua homenagem na Marina da Glória
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui