Foto: Divulgação - Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Mais de 38 mil peças e quase um século contando a história do Rio de Janeiro. Este é o Arquivo Público do Estado que completa 90 anos nesta quarta-feira, 25/08. Para comemorar, a instituição realizou um evento na Biblioteca Parque do Centro. No local, será inaugurada uma exposição com fotografias da história fluminense. Entre as imagens, estão registros de campanhas de vacinação e das construções da Ponte Rio-Niterói e da Estação de Tratamento de Água do Guandu.

Nesta semana de aniversário, também será lançado o concurso de monografias. A obra vencedora será publicada em livro, e seu autor receberá  R$ 5 mil. Até o fim do ano, haverá uma série de eventos virtuais sobre educação, história, cultura e entretenimento.

O Arquivo Público é genuíno.Traz, a cada oportunidade, os elementos que fazem dele uma casa de memória e de preservação dos registros que contam sobre nossas vidas, identidades e feitos que agregaram a pluralidade que forma nossa sociedade. Ao comemorar esses 90 anos, celebramos nossa existência social, cultural e histórica“, destaca Alex Carvalho, diretor do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro.

Confira abaixo a programação pelos 90 anos da instituição:

26/08, às 16h – Bate-papo com vencedores do “Concurso de Monografias” através da Live “Prêmio APERJ: vencedores e suas obras” (transmissão online pelo canal do APERJ no YouTube). Com Karina Pinheiro Fernandes, Tatiana da Silva Bulhões e Sheila Silva (APERJ).

27/08 – Live do Programa de Gestão de Documentos do APERJ, com a participação de Ana Célia Rodrigues (UFF), Mariana Batista (UFMG) e Patrícia de Mello Silva (APERJ).

Para saber a lista completa, com todos os eventos até dezembro, acesse o site da APERJ neste link.

carioca, estudante de Letras na UFRJ. Nascida numa segunda-feira de carnaval, se apaixonou muito cedo pela arte das Escolas de Samba. Moradora da Taquara, é Zona Oeste desde os onze anos; não dispensa um passeio pelo Centro, uma ida ao Parque de Madureira, uma volta pela Cidade das Artes ou qualquer outro evento que consiga ir. Gosta de teatro e música, às vezes se arrisca nessas áreas. Também é pseudônimo de Bárbara de Carvalho.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui