Arte contemporânea de Berlim em cartaz no CCBB

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

“Zeitgeist – A arte da nova Berlim”

Para muitas pessoas, há algumas décadas, Berlim se tornou a capital cultural do mundo. Esse tipo de afirmação não surgiu à toa. A cidade da Alemanha é, hoje em dia, um dos mais importantes centros de arte contemporânea da Terra. A exposição “Zeitgeist – A arte da nova Berlim” está em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, até o dia 04/04, para mostrar isso.

O nome da mostra, idealizada pelo Instituto Goethe, se refere ao termo da filosofia alemã que designa o “espírito de uma época”, a partir do qual evoluem a arte, a cultura e as relações humanas.

Pao-do-Ouvidor

Advertisement

O Diário do Rio, que sempre dá dicas preciosas para os cariocas, indica como shopping no Centro do Rio o Paço https://www.facebook.com/pacodoouvidor. Passa no Paço!

Obras de 29 artistas compõem a mostra, diversa em técnicas e estilos: pintura, fotografia, videoarte, performance, instalações e a cultura dos famosos clubes do underground berlinense. Para vivenciar melhor a realidade cultural e artística da Berlim contemporânea, o visitante pode percorrer seis caminhos conceituais, concebidos pelo curador Alfons Hug.

Cinema

Paralelamente à exposição, o Instituto Goethe exibirá na sexta-feira (29), às 20h, no Cine Odeon, na Cinelândia, o filme mudo Varieté (1925), de E.A. Dupont, com música eletrônica ao vivo do DJ berlinense Jan Brauer, integrante do trio Brandt Brauer Frick. A sessão especial marca a abertura da mostra Asas do Tempo – Imagens de Berlim, com 15 filmes e duas séries de TV, produzidos entre as décadas de 1920 e 2010.

Os filmes mostram o ponto de vista dos cineastas berlinenses de diferentes gêneros e épocas e poderão ser vistos do próximo sábado (30) até 15 de fevereiro no CCBB. Já a exposição Zeitgeist fica em cartaz até 4 de abril, com entrada franca e visitação de quarta-feira a segunda, das 9h às 21h. O CCBB do Rio fica na Rua Primeiro de Março, 66, no centro da cidade.

Serviço

Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
(21) 3808-2020
Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Arte contemporânea de Berlim em cartaz no CCBB
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui