Artista plástico da Zona Oeste do Rio transforma lixo em arte sustentável

Oriundo da Praça Seca, Robson Roots reaproveita materiais em MDF que tendem a ser jogados fora e retrata com pinturas pontos turísticos, crenças, costumes e situações cotidianas cariocas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Robson Roots e um de seus inúmeros trabalhos - Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Professor de Educação Física de origem, o carioca Robson Roots, oriundo da Praça Seca, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro, viu nas artes plásticas, há quase 20 anos, uma nova profissão, e valorizando totalmente a sustentabilidade.

Autodidata, ele, que tem 42 anos atualmente, iniciou sua atuação profissional no referido segmento em 2003, embora já pintasse amadoramente desde 1995. Seu trabalho consiste em reaproveitar materiais em MDF que tendem a ser jogados fora, como pedaços de armários, portas, gavetas ou qualquer superfície em que seja possível desenhar, e retratar pontos turísticos, crenças, costumes e situações cotidianas cariocas, além de alguns outros temas, todos inspirados na Arte Naïf, seu estilo característico de pintura.

No entanto, foi a partir de 2011 que seu trabalho começou a ficar conhecido. ”À época, eu trabalhava em 4 locais diferentes e, procurando uma forma de relaxar em meio à cansativa rotina, vi alguns móveis pré-montados que seriam jogados fora por uma loja perto da minha casa e resolvi levar um deles. Daí eu pintei, postei no Facebook e ‘viralizou”’, diz.

Posteriormente, passou a expor suas artes nas tradicionais Feira do Lavradio (2013), na Lapa, região central do Rio de Janeiro, e Feira Hippie de Ipanema (2018), na Zona Sul da capital fluminense.

Advertisement

Hoje, porém, seu trabalho não se limita às feiras e já foi expandido para outros 31 países ao redor do mundo. ”A arte independente pode levar o nome do Rio de Janeiro para muito mais longe, basta os artistas se unirem mais e mostrar nossa identidade carioca para o mundo”, salienta Roots.

Ainda em 2018, vale destacar, Robson foi considerado pelo Programa do Artesanato Brasileiro um dos 80 principais artistas nacionais. A honraria, inclusive, lhe rendeu uma condecoração na Câmara Municipal do Rio.

”Entre 15 mil artistas, ser selecionado entre os 80 melhores foi uma honra inenarrável, ainda mais para um artista independente como eu, sem amparo do governo. Eu não esperava, e isso só veio a contribuir para o meu trabalho”, disse.

Em meio à pandemia, o artista teve que se reinventar, utilizando mais do que nunca as redes sociais. E é justamente através delas que os interessados podem contratar o trabalho de Robson Roots, contactando-o via Instagram, onde estão expostas suas artes, ou pelo WhatsApp (21 96493-1060). As encomendas, vale ressaltar, são enviadas a todo o Brasil e também para o exterior.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Artista plástico da Zona Oeste do Rio transforma lixo em arte sustentável
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Artista plástico da Zona Oeste do Rio transforma lixo em arte sustentável
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui